Previsão do mercado de ações: Especialista financeiro alerta para perdas devido às altas taxas de juros e conflitos no Oriente Médio. A indústria automóvel poderá ser particularmente afetada.
De acordo com um relatório do www.nzz.ch, o especialista alemão em mercado financeiro Jens Ehrhardt espera perdas nas ações devido às altas taxas de juros e ao conflito no Oriente Médio. Em particular, ele é cético em relação à indústria automotiva na Alemanha. Ehrhardt prevê que as taxas de juro permanecerão elevadas por mais tempo. O ataque do Hamas a Israel inicialmente não levou a perdas nos mercados bolsistas, mas a situação mudou agora. No passado, a guerra foi por vezes um bom momento para entrar em ações, mas desta vez os preços caíram. Uma nova escalada do conflito poderá levar a novas perdas de preços, especialmente...

Previsão do mercado de ações: Especialista financeiro alerta para perdas devido às altas taxas de juros e conflitos no Oriente Médio. A indústria automóvel poderá ser particularmente afetada.
De acordo com um relatório do www.nzz.ch, o especialista alemão em mercado financeiro Jens Ehrhardt espera perdas nas ações devido às altas taxas de juros e ao conflito no Oriente Médio. Em particular, ele é cético em relação à indústria automotiva na Alemanha. Ehrhardt prevê que as taxas de juro permanecerão elevadas por mais tempo.
O ataque do Hamas a Israel inicialmente não levou a perdas nos mercados bolsistas, mas a situação mudou agora. No passado, a guerra foi por vezes um bom momento para entrar em ações, mas desta vez os preços caíram. Uma nova escalada do conflito poderá levar a novas perdas de preços, especialmente se os preços do petróleo subirem.
Se o preço do petróleo aumentar significativamente, isso poderá exercer pressão sobre a economia e aumentar a inflação, o que, por sua vez, poderá levar a taxas de juro mais elevadas. Muitos participantes no mercado assumem actualmente que a inflação continuará a diminuir e que as taxas de juro nos EUA irão, portanto, cair. Contudo, os preços mais elevados do petróleo poderão frustrar estas expectativas.
A economia europeia poderá contrair-se de forma mais acentuada do que o esperado, enquanto há mais vento favorável nos EUA. Portanto, poderia ser atraente para os investidores em francos investir em títulos em dólares sem cobrir o risco cambial. O dólar é atualmente considerado um porto seguro e os títulos em dólares oferecem um melhor retorno em comparação com os títulos europeus.
As taxas de juros deverão permanecer altas por mais tempo. Contudo, isto poderia levar a problemas no sector de crédito privado nos EUA, especialmente para empréstimos no mercado de balcão. Tal situação poderia desencadear uma crise grave. No caso de tal acidente, a Reserva Federal poderia potencialmente injetar liquidez no mercado, o que poderia levar a perdas no mercado de ações.
No geral, os riscos no mercado de ações predominam atualmente, especialmente para as ações dos “Sete Gloriosos” – Meta, Apple, Amazon, Microsoft, Nvidia, Alphabet e Netflix. Historicamente, essas ações também poderiam acabar sofrendo perdas de preço.
Globalmente, a análise sugere que a incerteza devida às elevadas taxas de juro e aos conflitos no Médio Oriente poderá levar a perdas nas acções. A indústria automóvel na Alemanha está particularmente em risco. Um novo aumento no preço do petróleo poderá pesar sobre a economia e levar a taxas de juro mais elevadas. Os investidores poderiam, portanto, investir em títulos em dólares para minimizar o risco cambial. Existe também o risco de uma grande crise no sector do crédito privado nos EUA. As ações dos “Sete Gloriosos” também poderão sofrer perdas de preço.
Leia o artigo fonte em www.nzz.ch