Investidores, cuidado: evitem esses 3 ETFs a todo custo
"Saiba quais são os três ETFs que os investidores devem evitar atualmente. Evite esses fundos em seu portfólio para evitar possíveis perdas. Leia mais aqui."

Investidores, cuidado: evitem esses 3 ETFs a todo custo
Os ETFs são uma opção interessante para muitos investidores investirem seu dinheiro no longo prazo e diversificarem seu portfólio. No entanto, nem todos os ETFs são igualmente rentáveis. Alguns fundos de índice sofreram perdas significativas no passado, especialmente fundos temáticos, que muitas vezes tiveram um desempenho inferior ao do mercado global nos primeiros cinco anos após o lançamento.
Dada a situação atual, os investidores são fortemente aconselhados a remover três ETFs específicos das suas carteiras. O ETF Global X China Electric Vehicle and Battery perdeu cerca de 58% em valor desde o seu lançamento. Dados os problemas actuais no sector dos automóveis eléctricos e o sentimento negativo no sector das baterias, não se espera uma melhoria rápida.
O ETF Xtrackers Eurozone Government Bond 25+, embora concebido como um ETF de obrigações conservador, perdeu quase 40% do seu valor nos últimos três anos. Dada a contínua relutância em cortar as taxas de juro, é improvável uma recuperação num futuro próximo. Devido às flutuações semelhantes às das ações deste ativo supostamente conservador, os investidores podem querer considerar produtos de investimento alternativos.
O ETF Global X SuperDividend perdeu um total de 19% em valor desde o seu lançamento, em grande parte devido a uma falha de design. A selecção das 100 empresas com maiores dividendos com base no rendimento resultou muitas vezes na adição de acções ao índice pouco antes de um corte de dividendos e, subsequentemente, num desempenho inferior. Os investidores devem, portanto, considerar reavaliar a sua exposição a este ETF.