Investidores retiram dinheiro de fundos imobiliários
Descubra por que os fundos imobiliários estão enfrentando dificuldades com as saídas e como o setor está se adaptando. Saídas líquidas de caixa e índices de liquidez em foco. Cuide de suas finanças.

Investidores retiram dinheiro de fundos imobiliários
A evolução atual na área dos fundos imobiliários abertos mostra que os investidores têm investido mais capital nestes fundos nos últimos anos. Mas uma mudança está no horizonte para 2024, uma vez que são esperadas saídas líquidas de fundos. Nos primeiros dois meses de 2024, as saídas ascenderam a 500 milhões de euros e, desde que as saídas começaram no ano passado, o limite total de mil milhões de euros foi ultrapassado.
A agência de classificação Scope analisou esta situação mais detalhadamente e prevê saídas líquidas significativas de fundos para 2024. O pico das saídas mensais de fundos deverá ocorrer no terceiro trimestre. Os gestores de fundos prepararam-se para esta situação utilizando o período de pré-aviso de doze meses para ações de fundos para facilitar o seu planeamento de liquidez.
Os dados atuais mostram uma evolução diferente dos rácios de liquidez dependendo do fundo. Embora alguns fundos tenham aumentado o seu rácio de liquidez em comparação com o ano anterior, outros registaram uma descida. Os gestores do fundo poderão ser forçados a vender propriedades existentes com descontos, o que poderá ter um impacto negativo no preço das ações do fundo. No entanto, os fundos têm um total de mais de 17 mil milhões de euros em caixa para cobrir saídas de caixa.
Os fundos enfrentam desafios causados pela recuperação das taxas de juro e pela queda dos preços das casas. Outras alternativas de investimento oferecem atualmente retornos mais atrativos do que os fundos imobiliários, o que poderá levar a saídas. Os regulamentos para fundos imobiliários abertos foram ajustados após a crise financeira de 2008 para garantir a liquidez e restaurar a confiança dos investidores. Determinados períodos de detenção e regulamentos agora se aplicam com o objetivo de evitar que muitos acionistas vendam repentinamente.