Os fornecedores de automóveis estão desacelerando os investimentos: alarmante para a indústria!
Os fornecedores de automóveis alemães estão a abrandar os investimentos devido à fraca economia. 76% planejam adiar ou cancelar. Quais são as razões?
Os fornecedores de automóveis estão desacelerando os investimentos: alarmante para a indústria!
Os fornecedores de automóveis alemães estão a abrandar os seus investimentos em resposta aos dados económicos persistentemente fracos e à incerteza global. Um inquérito recente da Associação da Indústria Automóvel (VDA) mostra que 76 por cento dos fornecedores inquiridos pretendem adiar os seus investimentos planeados na Alemanha, transferi-los para o estrangeiro ou mesmo cancelá-los completamente. Este valor aumentado representa um aumento significativo em comparação com inquéritos anteriores, em fevereiro de 2025 e outubro de 2024.
Em Fevereiro de 2025, apenas 14% das empresas declararam que cancelariam completamente os investimentos; Agora já é de 20 por cento, o que sublinha a evolução preocupante. Ao mesmo tempo, a vontade de transferir investimentos para o estrangeiro diminuiu. Apenas 24% das empresas estão agora a considerar esta medida, em comparação com 29% três meses antes.
Situação alarmante dos fornecedores
A presidente da VDA, Hildegard Müller, descreve os números atuais como alarmantes e apela aos políticos para que tomem medidas urgentes para estabilizar a situação. Existem muitas razões para o freio ao investimento. 58 por cento das empresas afirmam que as fracas expectativas de vendas na Europa são o principal factor. Além disso, 16 por cento temem os elevados custos de produção na Alemanha e 15 por cento têm problemas com condições de financiamento difíceis. A relutância dos seus principais bancos também é preocupante, já que 69% das empresas afirmam que os empréstimos são restritos.
O estudo da VDA entrevistou 136 empresas até meados de maio, principalmente de empresas automotivas de médio porte, incluindo fornecedores e fabricantes de reboques, carrocerias e ônibus. A pressão sobre os fornecedores é considerável: 42 por cento dos inquiridos classificam a situação actual como má. Isto tem um impacto directo nas expectativas para os próximos meses, com apenas 31 por cento esperando que as condições melhorem, enquanto 26 por cento esperam que as condições se deteriorem ainda mais.
Perspectivas para os próximos meses
As previsões gerais apontam para um futuro incerto no que diz respeito às estratégias de investimento dos fornecedores automóveis. Esta evolução é particularmente preocupante, uma vez que a indústria automóvel alemã tem tradicionalmente tido uma forte influência na estabilidade económica. Face ao agravamento da situação, especialistas e representantes políticos apelam a uma ação rápida para não pôr em perigo o futuro da indústria.