A Baviera ultrapassa Berlim: é assim que as start-ups florescem no Estado Livre!
A Baviera ultrapassa Berlim em investimentos de capital de risco: 2,1 mil milhões de euros em 2023, foco em IA e armamentos.
A Baviera ultrapassa Berlim: é assim que as start-ups florescem no Estado Livre!
A Baviera ultrapassa Berlim: um novo líder no mercado de capital de risco
Com um impulso notável, a Baviera ultrapassou Berlim como principal local para investimentos de capital de risco no primeiro semestre de 2023. Alto it-boltwise.de Durante este período, as startups bávaras levantaram um total de 2,1 mil milhões de euros em capital de risco. Em comparação, as empresas de Berlim receberam apenas 1,5 mil milhões de euros. Este desenvolvimento é visto como uma reviravolta no ecossistema de startups alemão, uma vez que a Baviera aumentou significativamente a sua liderança sobre Berlim.
Os investimentos na Baviera foram significativamente impulsionados pela recuperação da indústria do armamento e da inteligência artificial (IA). Quase 50 por cento do capital de risco total para startups alemãs, que totalizou 4,6 mil milhões de euros no primeiro semestre de 2023, fluiu para a Baviera. Isto representa o terceiro melhor resultado do primeiro semestre desde 2015.
Rodadas de financiamento bem-sucedidas e setores atrativos
As empresas bávaras conseguiram quase quadruplicar o crescimento do seu capital de risco em comparação com o ano anterior. Em contrapartida, Berlim registou um aumento de 41 por cento. Destacaram-se rodadas de financiamento particularmente elevadas: a empresa de IA de Munique, Helsing, recebeu impressionantes 600 milhões de euros, enquanto o fornecedor de armazenamento de baterias Green Flexibility de Kempten conseguiu arrecadar 400 milhões de euros. Estes grandes investimentos refletem a concentração em tecnologias promissoras, como a IA, os armamentos e as tecnologias energéticas, nas quais a Baviera tem uma posição forte.
Berlim continua a liderar com 132 rondas de financiamento, seguida pela Baviera com 76. Apesar do maior número de rondas de financiamento em Berlim, a qualidade dos investimentos na Baviera pode ser vista como superior em termos de empenho e foco dos investidores.
Indústrias fortes como base para o crescimento
A força económica da Baviera oferece uma base sólida para o desenvolvimento de startups, especialmente em indústrias tradicionais, como a engenharia automóvel e mecânica, bem como a tecnologia médica. Isto ajuda os fundadores a desenvolver tecnologias que se harmonizem bem com a forte indústria do Estado Livre. Particularmente dignas de nota são empresas como a Quantum Systems, que atua em tecnologia de defesa e drones, e a Scalable Capital, uma plataforma de investimento digital que também é uma das empresas bávaras emergentes.
Embora a Baviera registe um aumento notável no investimento em capital de risco, alguns outros estados alemães, como a Renânia do Norte-Vestefália e Baden-Württemberg, registam declínios. Isto sublinha mais uma vez a importância do desenvolvimento atual na Baviera para todo o cenário de startups alemão.
No geral, a empresa de consultoria EY sugere que a indústria alemã de startups está a registar uma recuperação, enquanto o número crescente de grandes negócios acima de 100 milhões de euros promete coisas positivas. Os desenvolvimentos futuros mostrarão se a Baviera pode expandir ainda mais a sua posição como um local líder para investimentos em startups, o que será importante tanto para os investidores como para a situação económica geral.