A Cruz Vermelha da Baviera lança ofensiva para melhor proteção contra desastres!
A Baviera investe na proteção contra desastres: BRK lança nova iniciativa para melhorar a segurança e os equipamentos da população.
A Cruz Vermelha da Baviera lança ofensiva para melhor proteção contra desastres!
O Ministro do Interior da Baviera, Joachim Herrmann, celebrou hoje o comissionamento da reserva estadual da Cruz Vermelha da Baviera (BRK) em Deggendorf. Esta nova iniciativa é considerada crucial para a protecção civil na Baviera e oferece recursos operacionais de última geração e pessoal especializado que pode ser destacado de forma rápida e flexível na Baviera e em todo o país em caso de grandes catástrofes. Herrmann enfatizou os valores da responsabilidade pessoal, solidariedade e prevenção de crises e desastres e enfatizou que a proteção da população tem a maior prioridade.
A reserva estatal complementa os investimentos estatais na protecção contra catástrofes. O próprio BRK também investiu recursos próprios na iniciativa para se manter operacional e capaz de agir. Esta medida é particularmente relevante tendo em conta as situações de inundação na Baviera em maio e junho de 2024, que provocaram 18 catástrofes. Herrmann agradeceu a todos os serviços de emergência pelo seu compromisso e vontade de trabalhar pelo bem-estar dos seus semelhantes. Ele afirmou: “A provisão estatal é um marco para nossa proteção contra desastres”.
Congresso sobre proteção contra desastres
No entanto, a chefe da BRK, Angelika Schorer, expressou a necessidade urgente de mais dinheiro para equipamento e formação, a fim de enfrentar os desafios na protecção contra catástrofes. Em particular, criticou o facto de o governo federal não ter criado um fundo especial para a defesa civil, o que restringiu o trabalho das organizações humanitárias. Andrea Lindholz, da CSU, enfatizou a necessidade de melhorar a proteção civil e civil e apelou a um armamento que vá além dos aspectos militares.
Desafios e soluções
Outra proposta para aumentar o pessoal da protecção civil inclui a introdução de um ano de serviço para os jovens, a fim de atrair voluntários. Além disso, foi apontada a aguda escassez de materiais na defesa civil; Faltam 40 por cento do equipamento necessário, especialmente em caso de inundações e grandes catástrofes. Os desafios colocados pelas alterações climáticas e pelos fenómenos climáticos extremos cada vez mais frequentes tornam essas medidas necessárias.
O Ministério do Interior da Baviera expressou optimismo quanto aos desafios futuros e afirmou que a Baviera está bem posicionada. Um total de 90 milhões de euros foram disponibilizados para proteção contra catástrofes no duplo orçamento 2024/2025. Este orçamento destina-se a ajudar a financiar equipamentos para organizações de ajuda voluntária e bombeiros e, assim, proteger melhor a população em situações de crise.
Para mais informações: Ministério de Estado da Baviera e BR24.