Verificação biométrica: o Vietnã fecha milhões de contas inativas!
Em 2 de junho de 2025, o Vietname forneceu informações sobre contas bancárias biométricas, carteiras eletrónicas e o seu impacto nas transações financeiras.
Verificação biométrica: o Vietnã fecha milhões de contas inativas!
Uma importante conferência de imprensa foi realizada em 2 de junho de 2025, na qual Pham Anh Tuan, Diretor do Departamento de Pagamentos do Banco Estatal do Vietname, anunciou mudanças fundamentais no setor bancário do país. Existem atualmente 200 milhões de contas bancárias no Vietname, mas a introdução da autenticação biométrica resultou na permanência ativa de apenas 113 milhões de contas privadas. Isto faz parte de um plano abrangente para melhorar a segurança no setor financeiro e combater a fraude.
O Banco do Estado anunciou que todas as contas não verificadas serão encerradas a partir de setembro para evitar possíveis fraudes financeiras. O encerramento afeta contas que podem estar inativas, abandonadas ou fraudulentas. Isso está alinhado com as tendências globais de uso de biometria para pagamentos.
Desenvolvimento de pagamentos biométricos
Os pagamentos biométricos utilizam características biológicas para verificar a identidade antes das transações. Esses métodos incluem, mas não estão limitados a, verificações de impressões digitais, reconhecimento facial, varreduras de íris e reconhecimento de voz. Estas tecnologias oferecem padrões de segurança significativamente mais elevados porque os dados biométricos são mais difíceis de replicar ou roubar do que os métodos de pagamento tradicionais. Prevê-se que o mercado global de soluções biométricas cresça quase 118% anualmente entre 2024 e 2029, indicando uma adoção crescente em vários setores, incluindo bancos, retalho e carteiras digitais.
Prevê-se que o Vietname tenha cerca de 69 milhões de pessoas com 15 anos ou mais até ao final de 2024, sendo que mais de 68 milhões delas têm uma conta bancária. Isto mostra a imensa importância e potencial do mercado vietnamita de pagamentos biométricos. De acordo com Pham Anh Tuan, mais de 711 mil contas organizacionais já foram autenticadas e verificadas no banco de dados populacional nacional.
Vantagens e desafios
Os benefícios dos pagamentos biométricos incluem conveniência, maior segurança e tempos de transação mais rápidos. Apesar destes aspectos positivos, também existem desafios, como custos, preocupações com a protecção de dados e aceitação dos utilizadores. Em particular, as preocupações de segurança poderiam inibir uma maior adoção, enquanto as dificuldades técnicas e os requisitos legais também representam obstáculos.
Além das alterações nas contas bancárias, a partir de 1º de julho de 2025, as carteiras eletrônicas serão reconhecidas como meio de pagamento legal, equivalente a contas bancárias, cartões de pagamento e dinheiro. No Vietname, existem atualmente 47 organizações que oferecem serviços de carteira eletrónica e existem cerca de 30,27 milhões de carteiras eletrónicas ativas. O valor total dessas carteiras eletrônicas é superior a 2.800 bilhões de VND.
A província da cidade de Ho Chi Minh visa uma meta de crescimento do retalho de 18% em 2025 e está a promover ativamente o desenvolvimento de métodos de pagamento sem dinheiro em diversas áreas. No primeiro trimestre de 2024, foram realizadas cerca de 35,7 milhões de transações através do sistema de pagamento eletrónico interbancário, enquanto as transações através de Napas atingiram 2,45 mil milhões de itens.
As mudanças no setor bancário do Vietname, especialmente no que diz respeito à autenticação biométrica e aos sistemas de pagamento sem numerário, refletem o rápido desenvolvimento e a mudança no panorama dos pagamentos, apresentando desafios e oportunidades significativas para empresas e consumidores.
Os esforços e regulamentos actuais poderão ter um impacto significativo na aceitação e utilização de métodos de pagamento no Vietname e preparar a população para um futuro financeiro mais seguro.