A BlackRock alerta contra expectativas exageradas de taxas de juros e recomenda que os investidores evitem títulos de longo prazo.
De acordo com um relatório do finanzmarktwelt.de, o gigante dos fundos BlackRock alerta contra o excesso de optimismo sobre a evolução das taxas de juro em 2024. Os mercados estão a viver uma festa nas taxas de juro, com obrigações e acções a encenarem uma recuperação brilhante. A expectativa de que a Reserva Federal dos EUA terá concluído os aumentos das taxas de juro e começará a reduzir novamente as taxas de juro em Março de 2024 está a impulsionar este desenvolvimento. Mas a BlackRock alerta que estas expectativas podem ser frustradas e espera um ambiente volátil com taxas de juro mais elevadas. As recomendações da BlackRock caracterizam-se por uma subponderação em obrigações governamentais de longo prazo e por uma posição neutra em relação às ações dos países industrializados. Você prefere…

A BlackRock alerta contra expectativas exageradas de taxas de juros e recomenda que os investidores evitem títulos de longo prazo.
De acordo com um relatório de finanzmarktwelt.de, o gigante dos fundos BlackRock alerta contra o excesso de optimismo sobre a evolução das taxas de juro em 2024. Os mercados estão a viver uma festa nas taxas de juro, com obrigações e acções a registarem uma recuperação brilhante. A expectativa de que a Reserva Federal dos EUA terá concluído os aumentos das taxas de juro e começará a reduzir novamente as taxas de juro em Março de 2024 está a impulsionar este desenvolvimento. Mas a BlackRock alerta que estas expectativas podem ser frustradas e espera um ambiente volátil com taxas de juro mais elevadas.
As recomendações da BlackRock caracterizam-se por uma subponderação em obrigações governamentais de longo prazo e por uma posição neutra em relação às ações dos países industrializados. Preferem obrigações de curto e médio prazo e títulos garantidos por hipotecas dos EUA. Além disso, devido ao arrefecimento da inflação, recomenda-se uma postura neutra e um foco no crescimento.
Estes avisos e recomendações têm impacto direto no mercado e nos consumidores. Se as expectativas relativamente à evolução das taxas de juro não forem satisfeitas, tal poderá conduzir a uma maior volatilidade nos mercados. Os investidores devem, portanto, preparar-se para um ambiente mais volátil e taxas de juro mais elevadas.
A estratégia da BlackRock de evitar obrigações governamentais de longo prazo e concentrar-se em vencimentos de curto e médio prazo e outras formas de investimento também deverá ter um impacto sobre os investidores e o mercado. Estas mudanças poderão fazer com que os investidores ajustem as suas carteiras e as transfiram para outras classes de ativos, o que, por sua vez, terá impacto nos mercados.
Globalmente, é de esperar um aumento da volatilidade nos mercados e alterações nas carteiras dos investidores se as taxas de juro evoluírem de forma diferente do esperado. Resta saber até que ponto os avisos e recomendações da BlackRock se materializarão na realidade.
Leia o artigo fonte em finanzmarktwelt.de