Orçamento federal 2025: Investimentos recordes em transporte e clima!
Projeto de orçamento para 2025: Investimentos recordes em infraestrutura, educação e proteção climática na Alemanha, com foco em transportes e digitalização.
Orçamento federal 2025: Investimentos recordes em transporte e clima!
Em 25 de junho de 2025, o governo federal publicou a segunda minuta governamental do orçamento federal de 2025, que prevê amplos investimentos em infraestrutura e outras áreas da sociedade. Alto transporteambiente.org Despesas adicionais em infra-estruturas de transportes estão na agenda do projecto de orçamento. Estes projetos são financiados através de vários orçamentos, incluindo o orçamento dos transportes, o fundo para o clima e a transformação e o orçamento da defesa. Além disso, será criado um novo fundo especial para infra-estruturas.
O Ministro Federal das Finanças, Lars Klingbeil, enfatiza a necessidade de investir na força económica e na modernização. Para 2025 estão previstos investimentos recorde de mais de 115 mil milhões de euros, que deverão aumentar para quase 120 mil milhões de euros por ano até 2029. Ele partilhou isto como parte da apresentação do Ministério Federal das Finanças com.
Concentre-se no transporte e nos recursos necessários
Um ponto central do projecto de orçamento é a promoção significativa do transporte ferroviário, que deverá beneficiar de fundos adicionais. O próprio orçamento dos transportes destina 1,9 mil milhões de euros à expansão e construção da auto-estrada. Além disso, serão disponibilizados 900 milhões de euros do orçamento da defesa como fundos desvinculados para investimentos rodoviários. No entanto, critica-se o facto de o projecto não priorizar a preservação da infra-estrutura rodoviária existente, mas antes considerar a expansão e novas construções como uma prioridade.
O fundo para o clima e a transformação, que receberá um total de 100 mil milhões de euros até 2029, contribuirá muito para a construção de infraestruturas de carregamento. No entanto, não existem investimentos planeados numa transformação socialmente justa, o que é visto como problemático dados os desafios no sector dos transportes.
Orçamento geral e prioridades de gastos
A despesa total do orçamento federal para 2025 é de 503,05 mil milhões de euros, enquanto a receita é de 421,24 mil milhões de euros. Isto conduz a um endividamento líquido para o orçamento principal de 81,8 mil milhões de euros. Os investimentos em infraestruturas ferroviárias também são consideráveis, ascendendo a 22 mil milhões de euros para 2025 e a mais de 100 mil milhões de euros até 2029.
Além disso, serão disponibilizados 6,5 mil milhões de euros provenientes do fundo especial para creches e educação digital. Estão previstos mais de 4 mil milhões de euros anuais a partir de 2025 para habitação social e financiamento do desenvolvimento urbano, enquanto a digitalização também continuará a ser impulsionada, com pelo menos 4 mil milhões de euros anuais provenientes do fundo especial.
As despesas com a defesa serão aumentadas para cerca de 62,4 mil milhões de euros como parte do orçamento, a fim de atingir a quota da NATO de 3,5 por cento até 2029. Ao mesmo tempo, a luta contra o trabalho não declarado e a fraude fiscal será intensificada, a fim de promover a consolidação orçamental, que será também apoiada por poupanças em despesas de pessoal e administrativas.