Governo federal traz reforços de investimentos para caminhões elétricos e redução de impostos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Gabinete Federal decide sobre um programa de investimento imediato para fortalecer a competitividade na Alemanha com incentivos fiscais para a eletromobilidade e a investigação.

Governo federal traz reforços de investimentos para caminhões elétricos e redução de impostos!

Em 9 de junho de 2025, o Gabinete Federal decidiu sobre um importante programa de investimento fiscal imediato que visa fortalecer a competitividade da Alemanha como local de negócios. O foco está particularmente na redução de impostos e na promoção da eletromobilidade na área de veículos comerciais. As medidas destinam-se a oferecer às empresas incentivos para investir e, assim, tornar a Alemanha um local de negócios preparado para o futuro. O Ministro Federal das Finanças, Lars Klingbeil, sublinha que este programa é crucial para a criação de emprego e para a força económica do país. O projeto de lei já está tramitando no processo legislativo, com audiência na Comissão de Finanças do Bundestag em 23 de junho de 2025 e a adoção prevista no Bundestag em 27 de junho de 2025 e a aprovação do Bundesrat em 11 de julho de 2025, como trans.info relatado.

O programa de investimento fiscal imediato inclui diversas medidas centrais que se destinam principalmente a promover a eletromobilidade. Um componente chave é a introdução de uma nova depreciação de saldo decrescente (Depreciação) para bens móveis, também conhecida como “reforço do investimento”. Isto inclui uma depreciação significativa de 75% no ano de compra para veículos totalmente elétricos recém-adquiridos adquiridos entre 1 de julho de 2025 e 31 de dezembro de 2027. O período de depreciação estende-se por seis anos e é gradualmente reduzido para 2% no final. Mas este regulamento só se aplica a veículos novos movidos a bateria eléctrica, que também incluem camiões eléctricos, carrinhas eléctricas e autocarros.

Promoção de veículos elétricos

Outro passo crucial é o aumento do limite do preço de tabela bruto para a tributação dos automóveis eléctricos das empresas para 100 mil euros, o que representa um aumento face aos anteriores 70 mil euros. Os veículos elétricos de maior qualidade continuam a beneficiar da regra dos 0,25 por cento, desde que sejam operados exclusivamente eletricamente. A Associação da Indústria Automóvel (VDA) saúda estas medidas como um progresso importante para a eletromobilidade e especialmente para os veículos comerciais, mas aponta a necessidade de medidas adicionais. Estas incluem, entre outras coisas, a melhoria do tratamento fiscal dos contratos de leasing, bem como a prorrogação da isenção do imposto automóvel para veículos eléctricos até 2035 e a redução da taxa do imposto sobre a electricidade.

Além disso, a lei prevê que o imposto sobre as sociedades seja reduzido em várias fases a partir de 2028, dos actuais 15% para 10% até 2032. Isto significa que a carga fiscal total para as empresas cairá para pouco menos de 25% até 2032. Este objectivo está em linha com a intenção de colocar a Alemanha de volta numa trajectória de crescimento e de criar segurança de planeamento atempado para decisões de investimento, tais como bundesfinanzministerium.de explicou.

O governo federal ressalta que a ampliação do financiamento à pesquisa também faz parte do programa. Para o efeito, a base de cálculo do subsídio fiscal à investigação será aumentada de 10 milhões de euros para 12 milhões de euros para o período de 2026 a 2030. Esta iniciativa visa não só reforçar a eletromobilidade, mas também promover o panorama da investigação como um todo.