Bundestag aprova reforço de investimento: uma recuperação para a Alemanha!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 26 de junho de 2025, o Bundestag aprovou um pacote de medidas para proporcionar benefícios fiscais às empresas e promover investimentos.

Bundestag aprova reforço de investimento: uma recuperação para a Alemanha!

Na quinta-feira, 26 de junho de 2025, o Bundestag adotará um pacote abrangente de medidas do governo federal destinadas a melhorar a situação económica na Alemanha. O projeto de lei prevê benefícios fiscais para as empresas e novos incentivos para investimentos. A reunião começa às 9h.

Um elemento central do pacote é um programa de investimento fiscal imediato que oferece um volume de alívio de 2,5 mil milhões de euros no corrente ano. Este plano, que é apoiado pelas facções de coligação CDU/CSU e SPD, prevê um alívio adicional de 8,1 mil milhões de euros no próximo ano, bem como 11,8 mil milhões de euros em 2027, 12 mil milhões de euros em 2028 e 11,3 mil milhões de euros em 2029. popa.de informa que o Conselho Federal deverá aprovar o pacote na reunião do dia 11 de julho, mas isso é considerado uma formalidade.

Detalhes da fatura

O projeto de lei inclui várias medidas para fortalecer a Alemanha como local de negócios. Isto inclui a reintrodução e o aumento das opções de depreciação do saldo decrescente para 30% para bens móveis. Além disso, a taxa de imposto sobre as sociedades será reduzida de 15 por cento para 10 por cento a partir de 2032, a partir de 1 de Janeiro de 2028. Para sociedades, a taxa de imposto sobre lucros retidos cairá em três etapas, de 28,25 por cento para 25 por cento.

Outras medidas incluem um maior apoio fiscal aos veículos eléctricos e a expansão do subsídio fiscal para a investigação. Estas mudanças destinam-se a ajudar especialmente as pequenas e médias empresas que estão sob pressão devido à situação económica incerta. bundestag.de destaca que o governo federal também prometeu aos estados e municípios compensações pelos prejuízos fiscais esperados, a fim de reduzir seus encargos financeiros.

Outras contas

Além disso, outras leis também serão decididas durante a reunião. Isso inclui uma prorrogação do período de financiamento para expansão de creches, bem como duas leis sobre como a Polícia Criminal Federal trata os dados. A extensão do limite máximo das rendas e as alterações à Lei das Telecomunicações para acelerar a expansão da banda larga e das redes móveis também estão na agenda. A entrada em vigor de novos requisitos para a rotulagem da pecuária também será adiada.

Estas diversas medidas reflectem o desejo do Governo Federal não só de promover a estabilidade económica, mas também de criar condições-quadro a longo prazo que possam atrair investimento e garantir empregos.