A indústria química exige investimentos massivos em hidrovias!
A VCI prevê investimentos em hidrovias para a indústria química, a fim de aumentar os volumes de transporte e modernizar a infraestrutura.
A indústria química exige investimentos massivos em hidrovias!
Num documento político recente, a Associação da Indústria Química (VCI) apelou a um foco significativamente maior na expansão das vias navegáveis. Esta carta de doze páginas, que foi enviada aos membros da Comissão dos Transportes do Bundestag, destaca o papel indispensável de todos os modos de transporte para as empresas químicas e farmacêuticas. Em particular, a VCI sublinha que estes modos de transporte devem ser promovidos igualmente, a fim de responder aos crescentes volumes de transporte na indústria.
O documento prevê que os volumes de transporte da indústria química aumentarão em todas as rotas de transporte. O VCI exige, portanto, que os investimentos não fluam apenas para ferrovias e estradas, mas também para hidrovias. Segundo os representantes da associação, estes deveriam ser utilizados um terço a mais para atender às necessidades da indústria.
Continuar a promover o turismo aquático e o transporte fluvial
Contudo, o acordo de coligação dá pouca atenção à expansão das hidrovias e limita-se a apenas oito linhas. Apesar desta falta de consideração, a VCI vê enormes oportunidades e potencial na utilização do transporte hidroviário interior. No entanto, a associação salienta que a fiabilidade destes tipos de transporte é muitas vezes prejudicada pelos baixos níveis de água e pelas infraestruturas que necessitam de renovação.
Como solução, a VCI apela a uma modernização abrangente da rede de canais da Alemanha Ocidental, em particular a expansão e renovação das eclusas. Além disso, deverão ser criadas capacidades para navios-tanque de desgaseificação e pontos de transbordo modernos para o transporte multimodal entre água, estrada e caminho-de-ferro. Estas medidas são necessárias para aumentar a eficiência e a segurança do transporte fluvial.
Apoio financeiro e investimentos em infraestrutura
Além disso, o VCI gostaria de receber apoio financeiro para acelerar os investimentos em embarcações de navegação interior em águas baixas. Wolfgang Große Entrup, Gerente Geral da VCI, enfatiza a importância de fundos especiais para investimentos adicionais que não podem substituir os fundos orçamentários planejados regularmente. Estes fundos devem ser utilizados de forma adequada para enfrentar os desafios que a indústria enfrenta.
Outro aspecto da discussão sobre hidrovias foi discutido em conferência especializada organizada pelo Ministério Federal dos Transportes, que discutiu a expansão das hidrovias e o futuro da navegação. Estes acontecimentos mostram que a navegação interior tem boas perspectivas, mesmo sem os modos de transporte tradicionais, como o carvão, o minério e o óleo mineral, que devem ser mais promovidos para aumentar a competitividade da indústria.
No geral, a expansão das hidrovias é essencial para a VCI, a fim de atender às necessidades do futuro e garantir uma logística sustentável nos setores químico e farmacêutico. Isto é visto como um passo essencial na definição do rumo para uma infra-estrutura de transportes preparada para o futuro e respeitadora do ambiente.