Mercado de ações da China: Forte alta após intervenção estatal
De acordo com um relatório do finanzmarktwelt.de, o mercado de ações na China sofreu uma queda acentuada nas últimas semanas e meses. Mas esta semana houve uma reviravolta e os preços voltaram a subir. Os fundos que acompanham o mercado de ações chinês registaram recentemente as maiores entradas semanais de sempre, de acordo com estrategistas do Bank of America (BoA). Na semana encerrada em 7 de fevereiro, um valor recorde de US$ 19,8 bilhões fluiu para fundos focados no mercado de ações chinês. Esta corrida foi provavelmente impulsionada por investidores apoiados pelo governo. O governo chinês interveio massivamente no mercado de ações, o que levou a uma recuperação significativa em...

Mercado de ações da China: Forte alta após intervenção estatal
De acordo com um relatório de finanzmarktwelt.de,
O mercado de ações na China sofreu uma queda acentuada nas últimas semanas e meses. Mas esta semana houve uma reviravolta e os preços voltaram a subir. Os fundos que acompanham o mercado de ações chinês registaram recentemente as maiores entradas semanais de sempre, de acordo com estrategistas do Bank of America (BoA). Na semana encerrada em 7 de fevereiro, um valor recorde de US$ 19,8 bilhões fluiu para fundos focados no mercado de ações chinês. Esta corrida foi provavelmente impulsionada por investidores apoiados pelo governo. O governo chinês interveio massivamente no mercado de ações, o que levou a uma recuperação significativa das ações onshore chinesas e de importantes índices de referência.
O impacto desta intervenção governamental pode ser significativo. As entradas maciças no mercado de ações chinês podem levar a uma recuperação temporária e aumentar a confiança dos investidores. Contudo, a longo prazo, uma forte dependência da intervenção governamental pode enfraquecer a confiança dos participantes no mercado e reduzir a eficiência do mercado.
Estima-se que as compras governamentais de ações chinesas onshore no mês passado tenham atingido 70 mil milhões de yuans (9,7 mil milhões de dólares). Isto mostra até que ponto os intervenientes estatais estão a tentar estabilizar o mercado. O impacto a curto prazo pode ser positivo, mas as consequências a longo prazo ainda estão por ver.
A recuperação do mercado de ações da China já mostrava sinais de enfraquecimento hoje, com o índice MSCI China caindo pelo terceiro dia antes do feriado do Ano Novo Chinês. Os mercados na China continental permaneceram fechados na sexta-feira e permanecerão fechados na próxima semana. Esta evolução mostra que a volatilidade e a incerteza permanecem no mercado accionista chinês.
Resta saber até que ponto as intervenções governamentais influenciarão o mercado e se conduzirão a um ambiente de mercado estável e eficiente na China a longo prazo.
Leia o artigo fonte em finanzmarktwelt.de