China compra sistemas de litografia ASML no valor de 6,4 mil milhões de euros – especialista financeiro analisa o boom da indústria de semicondutores em 2023
De acordo com um relatório de www.heise.de, o negócio de sistemas de litografia teve muito sucesso em 2023, apesar da contenção na indústria de semicondutores e do pânico entre empresas de memória como a Samsung. O fabricante holandês de equipamentos ASML registou vendas de 27,6 mil milhões de euros, um aumento de 30 por cento em relação a 2022. O interesse dos fabricantes chineses de chips desempenhou um papel importante nesta recuperação. A China investiu 6,4 mil milhões de euros em sistemas de litografia ASML em 2023, representando 29% de todas as receitas provenientes das vendas de sistemas de litografia. Em comparação, sistemas de litografia no valor de apenas 2,9 mil milhões de euros foram vendidos à China em 2022. …

China compra sistemas de litografia ASML no valor de 6,4 mil milhões de euros – especialista financeiro analisa o boom da indústria de semicondutores em 2023
De acordo com um relatório de www.heise.de, o negócio de sistemas de litografia teve muito sucesso em 2023, apesar da contenção na indústria de semicondutores e do pânico entre empresas de memória como a Samsung. O fabricante holandês de equipamentos ASML registou vendas de 27,6 mil milhões de euros, um aumento de 30 por cento em relação a 2022. O interesse dos fabricantes chineses de chips desempenhou um papel importante nesta recuperação. A China investiu 6,4 mil milhões de euros em sistemas de litografia ASML em 2023, representando 29% de todas as receitas provenientes das vendas de sistemas de litografia. Em comparação, sistemas de litografia no valor de apenas 2,9 mil milhões de euros foram vendidos à China em 2022.
As restrições à exportação, introduzidas pelos Países Baixos, especialmente por insistência dos EUA, levaram a um aumento do interesse chinês nas máquinas ASML. Isto aconteceu especialmente quando os Países Baixos restringiram a exportação de sistemas DUV para a China, que são particularmente necessários para a geração de 7 nanómetros do fabricante chinês de chips SMIC. Isso significava que a ASML só tinha permissão para vender sistemas DUV mais antigos para a China, o que afetou a produção de chips modernos.
No entanto, a China investiu quase 37 mil milhões de euros em equipamentos semicondutores em 2023, representando um aumento no mercado global de semicondutores. Além dos sistemas de litografia da ASML, esses investimentos também foram direcionados para máquinas para etapas do processo de gravação e limpeza, bem como sistemas de embalagem e teste.
Apesar das restrições à exportação, a ASML não espera qualquer impacto significativo nos seus negócios. A carteira de encomendas da empresa continua cheia, com uma carteira de produção no valor de 39 mil milhões de euros. A ASML espera que as vendas de sistemas em 2024 permaneçam em níveis semelhantes aos de 2023. Isto também foi recebido positivamente pelo mercado de ações, já que as ações da ASML subiram sete por cento e até aumentaram cerca de 20 por cento desde o início do ano.
Leia o artigo fonte em www.heise.de