A economia da China excede a meta oficial de crescimento – os especialistas financeiros esperam desafios para 2024.
De acordo com um relatório de www.finanzen.net, a economia chinesa excedeu ligeiramente a meta oficial de crescimento do governo ao recuperar o atraso no final do ano. A segunda maior economia do mundo cresceu 5,2% tanto no ano como no quarto trimestre, ultrapassando a meta de crescimento oficial do governo. Isso foi em torno de cinco por cento. A economia orientada para as exportações sofreu principalmente com a fraca procura mundial, o fraco consumo interno e uma crise no mercado imobiliário. O escritório de estatísticas também disse que o crescimento das vendas no varejo enfraqueceu visivelmente no final de 2023, apontando para um aumento anual inesperadamente fraco de 7,4% em dezembro. O …

A economia da China excede a meta oficial de crescimento – os especialistas financeiros esperam desafios para 2024.
De acordo com um relatório de www.finanzen.net,
Ao recuperar o atraso no final do ano, a economia chinesa excedeu ligeiramente a meta oficial de crescimento do governo. A segunda maior economia do mundo cresceu 5,2% tanto no ano como no quarto trimestre, ultrapassando a meta de crescimento oficial do governo. Isso foi em torno de cinco por cento. A economia orientada para as exportações sofreu principalmente com a fraca procura mundial, o fraco consumo interno e uma crise no mercado imobiliário. O escritório de estatísticas também disse que o crescimento das vendas no varejo enfraqueceu visivelmente no final de 2023, apontando para um aumento anual inesperadamente fraco de 7,4% em dezembro.
A produção industrial, por outro lado, aumentou 6,8 por cento em termos anuais em Dezembro, indicando uma estabilização da economia. As exportações recuperaram o dinamismo em Dezembro, mas 2023 foi um ano difícil para o comércio externo chinês em geral. As exportações da China caíram 4,6% e as importações caíram 5,5%.
De acordo com os especialistas, é provável que o consumo privado aumente em 2024 devido aos efeitos de recuperação, mas não será capaz de compensar totalmente o fraco crescimento do investimento. O economista-chefe Thomas Gitzel espera uma taxa de crescimento de cerca de 4,5% para 2024, o que é baixo para os padrões chineses. Ele enfatiza que a liderança política deve continuar a apoiar a economia, a fim de apoiar uma recuperação económica.
Este crescimento económico e as previsões para o próximo ano têm impactos diversos no mercado chinês e no consumidor. Uma baixa taxa de crescimento poderia levar a uma menor vontade de investir e criar incertezas a longo prazo. Contudo, o reforço da produção industrial poderia ajudar a estabilizar a economia. O abrandamento nas vendas a retalho indica uma possível contenção do consumidor, sugerindo que o governo poderá necessitar de implementar novas medidas de apoio fiscal e monetário para apoiar a recuperação económica.
Leia o artigo fonte em www.finanzen.net