Investimentos chineses na Europa: Novo boom para tecnologias verdes!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os investimentos chineses na Europa aumentaram espectacularmente: +47% em 2024. Causas, efeitos nas tecnologias e nos mercados.

Investimentos chineses na Europa: Novo boom para tecnologias verdes!

Os investimentos chineses na Europa registaram um aumento significativo em 2024. Segundo informações do Mercado de máquinas Os investimentos aumentaram 47 por cento, para um total de dez mil milhões de euros. Isto representa o primeiro aumento desde 2016 e surge num contexto de preocupações crescentes nos países da UE sobre a dependência excessiva da China.

Os investimentos nas principais empresas tecnológicas da Europa são particularmente afetados. Este desenvolvimento surge num momento em que a economia chinesa se concentra cada vez mais em áreas de crescimento, como as tecnologias verdes, incluindo o fabrico de baterias, veículos eléctricos e turbinas solares e eólicas.

Declínio nas aquisições na Europa

EY betrug das Investitionsvolumen in Deutschland nur 202 Millionen US-Dollar, der niedrigste Stand seit 2010.

As empresas chinesas ocupam o nono lugar no ranking de investidores na Alemanha, atrás dos EUA e da Grã-Bretanha. Em 2016, a China foi o quarto investidor mais importante na Alemanha. A relutância das empresas chinesas em realizar aquisições na Europa é influenciada, entre outras coisas, pela actual situação económica na China e pela resistência política nos países europeus.

Mudanças de mercado e perspectivas futuras

Além disso, as tensões entre os EUA e a China estão a dificultar a actividade na área de transacções. Embora os analistas tenham registado mais aquisições no segmento de alta tecnologia em 2023 do que nos setores industriais tradicionais, o número total de aquisições caiu de 32 para 26. A Alemanha continua a ser o principal alvo dos investidores chineses no mercado europeu, enquanto a Grã-Bretanha tornou-se menos atrativa.

  • 2023: Deutschland – 28 Übernahmen
  • 2023: Italien – 15 Transaktionen
  • 2023: Frankreich – von 17 auf 9
  • 2023: Spanien – von 8 auf 3

Apesar das descidas, os investidores chineses continuam a demonstrar grande interesse na Europa. Espera-se que os investimentos futuros assumam a forma de investimentos greenfield, em vez de fusões e aquisições (F&A). Locais atraentes para estes investimentos poderiam ser a Hungria, Espanha, França e países do norte da Europa.