Christian Lindner pelo fortalecimento da provisão de previdência privada: expansão dos contratos Riester para incluir planos de poupança ETF
O Ministro Federal das Finanças, Lindner, está planejando o financiamento da Riester para planos de poupança de ETF. Saiba mais sobre a discussão na celebração do aniversário de Flossbach von Storch.

Christian Lindner pelo fortalecimento da provisão de previdência privada: expansão dos contratos Riester para incluir planos de poupança ETF
O Ministro Federal das Finanças, Christian Lindner, apoiou o fortalecimento da provisão de pensões privadas na celebração do 25º aniversário da empresa de gestão de ativos Flossbach von Storch em Colônia. Manifestou o desejo de que as vantagens dos contratos Riester também sejam aplicadas aos planos de poupança ETF. Os ETFs são fundos de ações que se baseiam em um índice como o Dax ou o Dow Jones e possuem taxas mais baixas em comparação aos fundos convencionais por não possuírem gestão ativa.
Lindner planeja apresentar o projeto de lei após as férias de verão para permitir o financiamento de Riester para planos de poupança de ETF. No evento ele discutiu finanças e planejamento de aposentadoria com especialistas. Christian Sewing, CEO do Deutsche Bank, enfatizou a importância do crescimento económico para o financiamento do sistema de pensões alemão e alertou que o país deve tornar-se mais competitivo através do alargamento do horário de trabalho.
Axel Weber, antigo presidente do Bundesbank, apelou a que as pensões fossem ajustadas à crescente esperança de vida das pessoas de hoje. Ele também criticou a pensão vitalícia dos funcionários públicos, que é financiada pelos impostos. Os fundadores e proprietários da empresa Flossbach von Storch, Bert Flossbach e Kurt von Storch, relataram a sua colaboração de longo prazo e o início da empresa, que foi fundada em 1998 e hoje gere 80 mil milhões de euros em ativos.