A recuperação do DAX fracassa: os investidores estão fugindo
O DAX caiu temporariamente abaixo da marca de 17.800 devido às incertezas e ao conflito Irã-Israel. Descubra como esses fatores influenciam os mercados de ações globais. #DAX #IranIsraelConflict #Desenvolvimento do mercado de ações

A recuperação do DAX fracassa: os investidores estão fugindo
Na terça-feira, o DAX registou uma recuperação em relação ao dia anterior, mas rapidamente fracassou e fez com que os investidores fugissem. O principal índice alemão começou a ser negociado com uma queda mínima nos 18.022,17 pontos e depois caiu significativamente para os 17.766,23 pontos. A mínima diária atingiu 17.713,50 unidades. O cenário do mercado de ações global é caracterizado por uma incerteza considerável, como enfatiza Thomas Altmann, gestor de carteira da QC Partners. O DAX ainda está em modo de correção, acompanhando a fraqueza dos mercados de ações dos EUA, especialmente Wall Street e NASDAQ, que caíram visivelmente após o fechamento do XETRA.
Na segunda-feira, o DAX ultrapassou brevemente a linha de 21 dias e moveu-se em direção à marca de 18.200 pontos, antes de devolver grande parte dos seus ganhos ao longo do dia. O máximo recorde do índice principal permanece em 18.567,16 pontos, enquanto o nível de fechamento mais alto de todos os tempos foi de 18.492,49 pontos. A nova incerteza sobre a esperada reviravolta nas taxas de juro, causada pelos fortes dados económicos dos EUA, como o relatório do mercado de trabalho e das vendas a retalho, bem como a inflação contínua, está a fazer com que os investidores necessitem de esclarecimentos.
A escalada do conflito no Médio Oriente também está a pesar no mercado. A questão de saber se haverá mesmo um corte nas taxas de juro na maior economia do mundo este ano está a tornar-se cada vez mais relevante. A representante da Reserva Federal, Mary Daly, deixou claro que a Fed não tinha pressa em fazer cortes e que ainda havia muito a fazer para combater a inflação. O índice ZEW de expectativas económicas subiu de forma surpreendentemente acentuada para 42,9 pontos em Abril, o que teve um impacto positivo no humor dos analistas financeiros. A previsão era de apenas 35,0 pontos.
Globalmente, a situação do mercado bolsista é caracterizada por volatilidade e incerteza, uma vez que acontecimentos globais como o conflito no Médio Oriente e a questão das reduções das taxas de juro nos EUA estão a inquietar os investidores. Neste contexto, o desenvolvimento do DAX permanece particularmente em foco, uma vez que os investidores esperam sinais claros e uma estabilização dos mercados.