DAX: Ligeira vantagem após um início moderado do dia de negociação
Ações Frankfurt: Dax com recuperação moderada graças às bolsas de valores dos EUA. Os investidores permanecem cautelosos em meio às incertezas geopolíticas e ao tom do Fed. Saber mais!

DAX: Ligeira vantagem após um início moderado do dia de negociação
O Dax registou um aumento moderado na quarta-feira, após um início de negociação praticamente inalterado, apoiado por impulsos positivos nas bolsas de valores dos EUA. Isto significa que o principal índice alemão poderá fazer uma nova tentativa de recuperação. Ao meio-dia, o DAX subiu 0,55 por cento, para 17.864,01 pontos. O MDax também subiu 0,30 por cento, para 26.051,23 pontos, enquanto o clima geral na Europa melhorou. Depois de um dia anterior nervoso, as negociações tiveram um início amigável nas bolsas de valores dos EUA.
Apesar do actual clima calmo, permanece uma incerteza significativa nos mercados financeiros, particularmente no que diz respeito a potenciais escaladas no conflito entre Israel e o Irão. A postura cada vez mais cautelosa da Reserva Federal dos EUA relativamente às futuras decisões de política monetária também está a contribuir para a incerteza do mercado. O presidente do Fed, Jerome Powell, atenuou as expectativas de queda das taxas de juro, levantando dúvidas sobre novos cortes nas taxas de juro nos EUA. O relatório económico da Fed, o Livro Bege, é, portanto, aguardado com grande atenção.
Ao nível das ações individuais, registaram-se diferentes desenvolvimentos no mercado bolsista alemão: as ações da Adidas registaram um aumento de 7,9 por cento, enquanto a Continental ficou no fundo do DAX com uma perda de 5,3 por cento. A Adidas estava mais otimista para 2024 devido a um forte início de ano, que foi recebido positivamente pelos analistas. Em contrapartida, a Continental enfrentou dificuldades no fornecimento automóvel no primeiro trimestre.
Empresas como Infineon, Aixtron e Süss Microtec continuaram a sofrer com resultados decepcionantes do fornecedor holandês de semicondutores ASML. O Borussia Dortmund participa do SDax, porém, se beneficiou do retorno às semifinais da Liga dos Campeões após onze anos. Por outro lado, os acionistas da Varta voltaram a registar perdas depois de o fabricante de baterias ter anunciado que o conceito de reestruturação anterior não era suficiente.