Os alemães descobrem as ações como uma provisão para a aposentadoria: por que estão certos
De acordo com um relatório de www.t-online.de, é evidente que cada vez mais alemães estão a tomar eles próprios a iniciativa no que diz respeito à sua reforma. Apesar de uma ligeira diminuição de 570 mil investidores em relação ao ano anterior, os números permanecem estáveis acima da marca dos doze milhões. Os investidores internalizaram que as ações, os fundos de ações e os ETF são essenciais para a construção de riqueza e para o planeamento da reforma. Uma carteira de ações amplamente diversificada traz um retorno médio de seis a nove por cento ao ano no longo prazo. É evidente que os investidores estão cada vez mais convencidos da importância das ações para o seu planeamento da reforma. Enquanto a política continua a minar o “capital geracional” mais uma vez...

Os alemães descobrem as ações como uma provisão para a aposentadoria: por que estão certos
De acordo com um relatório de www.t-online.de, é evidente que cada vez mais alemães estão a tomar eles próprios a iniciativa no que diz respeito à sua reforma. Apesar de uma ligeira diminuição de 570 mil investidores em relação ao ano anterior, os números permanecem estáveis acima da marca dos doze milhões. Os investidores internalizaram que as ações, os fundos de ações e os ETF são essenciais para a construção de riqueza e para o planeamento da reforma. Uma carteira de ações amplamente diversificada traz um retorno médio de seis a nove por cento ao ano no longo prazo.
É evidente que os investidores estão cada vez mais convencidos da importância das ações para o seu planeamento da reforma. Embora os políticos tenham continuado a transferir mais uma vez o “capital geracional”, muitos alemães já dependem com sucesso de fundos e ETFs como investimento básico para a sua provisão de reforma. O número de investidores em fundos e ETFs ronda os 10,3 milhões, o mesmo nível do ano anterior. Os ETFs são particularmente populares entre os jovens, com 35% dos poupadores de ações com menos de 40 anos de idade a poupar com ETFs.
Os planos de poupança que automatizam os investimentos também são muito populares. Os resultados de tais planos de poupança são impressionantes, como mostram as estatísticas da BVI Fund Association. Com um retorno médio de 6,1% ao ano, seria possível transformar 12.000 euros em 16.386 euros após dez anos. Após 20 anos, 24.000 euros poderão transformar-se em 48.951 euros, e após 30 anos poderá esperar uma soma de 111.275 euros.
Estes números mostram claramente que ações, fundos de ações e ETFs podem ser um investimento valioso para o planeamento da reforma. Se ao menos os políticos finalmente percebessem isso! A introdução de planos de poupança com ações, fundos e ETFs poderia ser um passo importante na direção certa para fortalecer a cultura de ações alemã e oferecer aos cidadãos mais segurança financeira para o futuro.
Leia o artigo fonte em www.t-online.de