A nova geração de criptomoedas da Alemanha: A abertura está crescendo rapidamente!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Alemanha está a mostrar uma abertura crescente às criptomoedas, apesar do ceticismo e das preocupações entre a população. Uma pesquisa atual lança luz sobre razões e atitudes.

A nova geração de criptomoedas da Alemanha: A abertura está crescendo rapidamente!

A Alemanha tornou-se cada vez mais aberta às criptomoedas nos últimos anos. Apesar de uma atitude tradicionalmente conservadora relativamente ao comportamento de poupança, refletida num menor número de compras de ações em comparação com outros países, um inquérito recente mostra que cerca de 25% dos inquiridos estão interessados ​​em moedas digitais. Estes números provêm de um inquérito da Bitkom Research, realizado em nome da associação digital Bitkom e que se baseia nos resultados de 1.004 entrevistas telefónicas a pessoas com 16 anos ou mais. O inquérito decorreu entre a 7ª e a 10ª semana civil de 2025 e é representativo, ainda que os resultados do inquérito estejam sempre sujeitos a um certo grau de incerteza. stadt-bremerhaven.de relata que, especialmente entre pessoas de 30 a 49 anos, quase 33% já estão abertos às criptomoedas.

O crescente interesse nas criptomoedas é impulsionado principalmente pela esperança de lucros mais elevados e pelo crescente ceticismo em relação aos bancos centrais tradicionais e ao Estado. Os entrevistados que professam interesse em moedas digitais mostram uma variedade de objetivos de negócios. Cerca de 46% dos entrevistados consideram tentadora a perspectiva de lucros provenientes do aumento das criptomoedas, enquanto 26% veem o benefício de proteger o dinheiro do acesso do governo. No entanto, permanece um ceticismo significativo. Cerca de 76% daqueles que não planejam investir em criptomoedas citam potenciais perdas de valor como principal motivo.

Razões a favor e contra a compra de criptomoedas

Embora 8% dos entrevistados já tenham adquirido criptomoedas e 4% planejem fazê-lo no futuro, 14% podem pelo menos imaginar comprá-las. Entre os questionados sobre o ceticismo, há uma ampla gama de preocupações: 54% simplesmente não estão interessados ​​no tema e 50% temem perder o acesso aos seus investimentos devido a problemas técnicos. Os receios do cibercrime (37%) e da complexidade da compra (29%) também desempenham um papel importante. Entre os entrevistados que são contra a compra de criptomoedas, 47% expressam preocupações por razões de sustentabilidade, enquanto 45% acreditam que as criptomoedas são adequadas apenas para especuladores.

A pesquisa também reflete uma falta geral de conhecimento sobre os benefícios e usos das criptomoedas: 44% dos participantes não sabem para que devem usar as criptomoedas e 26% não têm certeza de como comprá-las. Esta ignorância, combinada com considerações de segurança e mudanças nas percepções das instituições financeiras, pode indicar que as atitudes em relação às criptomoedas na Alemanha continuam complexas.

Em resumo, os desenvolvimentos atuais mostram que, embora o interesse pelas criptomoedas esteja a crescer na Alemanha, existem numerosos obstáculos e preocupações que precisam de ser ultrapassados. bitkom.org salienta que é necessária uma análise mais aprofundada das questões de segurança, da função e das vantagens reais das moedas digitais para uma aceitação mais ampla.