A economia da Alemanha mostra sinais iniciais de recuperação apesar das incertezas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O barómetro económico DIW mostra tendências positivas na economia alemã, apesar dos desafios globais. Conheça os desenvolvimentos atuais para promover investimentos.

A economia da Alemanha mostra sinais iniciais de recuperação apesar das incertezas!

O barómetro económico do Instituto Alemão de Investigação Económica (DIW Berlim) registou um aumento para 90,1 pontos em maio de 2025. Isto significa que o valor é mais de sete pontos superior ao do mês anterior e atinge o nível de fevereiro e março. No entanto, a marca neutra dos 100 pontos, que indica o crescimento económico médio, permanece muito distante Portal de reciclagem relatado.

Geraldine Dany-Knedlik, chefe de actividade económica da DIW, comentou que a economia alemã está a recuperar ligeiramente, apesar das barreiras comerciais mais elevadas. Além disso, foi registado um aumento na produção económica de 0,4 por cento no primeiro trimestre. No entanto, não se espera necessariamente que esta dinâmica positiva continue. Em particular, chama-se a atenção para os desafios decorrentes do comércio externo, que poderão ter um efeito de abrandamento.

Desenvolvimentos e desafios económicos

A incerteza entre empresas e famílias continua elevada devido à estagnação e às incertezas geopolíticas. Apesar da evolução positiva do consumo privado, os desafios que a economia alemã enfrenta não devem ser subestimados. Um outro sinal destas incertezas é o aumento do índice ifo de clima empresarial para a indústria alemã, em particular a melhoria das expectativas, que são, no entanto, acompanhadas por um enfraquecimento da economia global e por aumentos de tarifas por parte do governo dos EUA.

Existem sinais hesitantes de melhoria no sector dos serviços, embora a situação geral permaneça mista. As vendas a retalho estão a evoluir positivamente, enquanto a taxa de poupança caiu no primeiro trimestre. De acordo com o índice de clima do consumidor GfK, o clima do consumidor melhorou ligeiramente em Maio, mas permaneceu nublado. O especialista económico Guido Baldi sublinha que a economia alemã está a mostrar os primeiros sinais de recuperação, enquanto o ambiente global continua desafiador.

O barômetro econômico DIW em detalhes

O barómetro económico DIW baseia-se em mais de 311 variáveis ​​compiladas de diferentes áreas, como a indústria, os serviços e o mercado de trabalho. Para obter uma avaliação precisa da situação económica, são incluídas no cálculo 134 séries sobre produção industrial e 141 séries sobre serviços. A complexidade dos dados parciais exige uma ponderação cuidadosa, a fim de identificar tendências claras DIW explicou.

O barômetro utiliza métodos estatísticos, como componentes principais ou análise fatorial, para criar subíndices independentes das diferentes áreas. Esses subíndices são somas ponderadas dos valores dentro de um intervalo e ajudam a estruturar os sinais opostos. É necessária uma análise cuidadosa da evolução passada e actual, a fim de criar previsões económicas claras.