Descentralização: Ministro das Finanças apresenta novas tarefas aos municípios!
No dia 15 de junho de 2025, os líderes do Ministério das Finanças discutirão a descentralização e o investimento público no Vietname.
Descentralização: Ministro das Finanças apresenta novas tarefas aos municípios!
A conferência nacional de formação sobre a organização e funcionamento das organizações partidárias, do governo, da Frente Pátria e das organizações políticas comunitárias foi realizada nos dias 14 e 15 de Junho de 2025. Durante esta conferência, funcionários do Tesouro relataram sobre o estado actual da descentralização, delegação de autoridade e definição de responsabilidades no sector financeiro. Foi enfatizado que a descentralização eficaz não envolve apenas a distribuição de tarefas, mas também requer uma mudança profunda na estrutura do Estado.
Foram revisados um total de 253 documentos legais, incluindo 17 leis, 65 regulamentos e 143 circulares, para promover a descentralização e a delegação de poder. Foram propostas 412 tarefas para a descentralização, 58 das quais já foram implementadas. O processo envolve a distribuição de 354 tarefas em diferentes níveis administrativos: 13 tarefas estão sujeitas à Assembleia Nacional ou à Comissão Permanente, enquanto 92 tarefas são delegadas pelo governo a ministros e municípios.
Implementação da descentralização
Um aspecto fundamental da conferência foi a transferência de competências para o nível distrital, com 187 tarefas a serem transferidas para o nível municipal e 20 tarefas a serem transferidas do nível distrital para o nível provincial. Isto também inclui a revisão de 13 leis e o desenvolvimento de cinco regulamentos e sete circulares pelo Ministério das Finanças. Estas políticas centram-se no orçamento do Estado, nos bens públicos, nos impostos, nos investimentos públicos e na gestão financeira local.
Os esforços do Ministério das Finanças visam assegurar uma distribuição clara de responsabilidades entre o governo central e as autoridades locais. Neste contexto, foram apresentadas propostas para transferir cinco tarefas na área do investimento público do nível distrital para o nível provincial. Além disso, serão atribuídas 101 tarefas ao financiamento de terras, confisco e gestão de bens públicos.
Papel da cooperação internacional
A descentralização não só conduz a uma nova distribuição de funções e tarefas entre os níveis de governo e administração, mas também altera a relação entre os cidadãos e o Estado. A Alemanha tem um papel pioneiro reconhecido internacionalmente na promoção de tais processos de descentralização. As experiências da cooperação bilateral para o desenvolvimento são de grande importância aqui. Tal como no relatório do BMZ Como demonstrado, as reformas devem ser adaptadas de forma sensível e individual às circunstâncias específicas de cada país.
Um intercâmbio estreito ocorre em todos os níveis envolvidos no âmbito da cooperação alemã para o desenvolvimento. Isto garante que os governos locais estejam adequadamente equipados, tanto financeiramente como em termos de pessoal, para enfrentar com sucesso os desafios da descentralização.
O Ministério das Finanças aprovou a delegação de cinco tarefas de planeamento e concursos da Assembleia Nacional e do Primeiro-Ministro ao nível local. Além das propostas gerais de descentralização, a Assembleia Nacional também aprovou recentemente uma maior descentralização para a cidade de Haiphong.
Até 30 de junho de 2025, os municípios devem rever e concluir o conteúdo da descentralização e da ordenação do património público. Estas medidas são cruciais para aumentar a eficiência na gestão dos bens públicos e para garantir a adequada organização das unidades administrativas.