O impacto do aumento das taxas de títulos: o que todos deveriam saber sobre a importância do mercado de títulos de US$ 133 trilhões.
De acordo com um relatório de www.focus.de, o mercado obrigacionista, avaliado em mais de 133 biliões de dólares, viu as taxas de juro subirem nos últimos meses, algo que não se via desde a crise do Lehman em 2007. Estes aumentos nas taxas de juro das obrigações governamentais têm um impacto em todo o mercado e nos consumidores. O aumento dos rendimentos das obrigações dos EUA também tem impacto nas obrigações governamentais europeias, especialmente nas obrigações federais. Sendo uma classe de activos dominante, as obrigações dos EUA influenciam não só o mercado obrigacionista, mas também outros produtos e negócios financeiros. O aumento das taxas de juros dos títulos tem impacto no mercado de ações, nos empréstimos e no financiamento imobiliário. As empresas têm de pagar taxas de juro mais elevadas nos empréstimos, o que afecta as suas margens...

O impacto do aumento das taxas de títulos: o que todos deveriam saber sobre a importância do mercado de títulos de US$ 133 trilhões.
De acordo com um relatório de www.focus.de,
O mercado obrigacionista, avaliado em mais de 133 biliões de dólares, viu as taxas de juro subirem nos últimos meses, algo que não se via desde a crise do Lehman em 2007. Estes aumentos nas taxas de juro das obrigações governamentais têm um impacto em todo o mercado e nos consumidores. O aumento dos rendimentos das obrigações dos EUA também tem impacto nas obrigações governamentais europeias, especialmente nas obrigações federais. Sendo uma classe de activos dominante, as obrigações dos EUA influenciam não só o mercado obrigacionista, mas também outros produtos e negócios financeiros.
O aumento das taxas de juros dos títulos tem impacto no mercado de ações, nos empréstimos e no financiamento imobiliário. As empresas têm de pagar taxas de juro mais elevadas sobre os empréstimos, o que afecta as suas margens e o retorno do capital. Além disso, isto poderá levar a uma deterioração da situação económica, uma vez que os investimentos podem deixar de ser rentáveis. Um aumento nas taxas de juro hipotecárias também está a pressionar os potenciais compradores de casas. A subida das taxas de juro também está a ter impacto na situação económica, prevendo-se uma possível recessão e um menor crescimento.
No geral, o aumento dos rendimentos das obrigações terá impacto em toda a economia, desde as empresas aos consumidores e investidores.
O impacto económico do aumento das taxas de juro das obrigações já se faz sentir e poderá intensificar-se nos próximos meses. As empresas terão de refinanciar o seu financiamento a taxas de juro mais elevadas, o que poderá levar a uma menor actividade de investimento. Isto terá um impacto imediato no crescimento económico e poderá levar a uma recessão. Os consumidores pagarão taxas de juro mais elevadas em empréstimos e hipotecas, o que poderá prejudicar a sua situação financeira.
As consequências do aumento das taxas de juro das obrigações são de grande alcance e devem ser levadas a sério por todos os participantes no mercado. A tomada de decisões e o planeamento financeiro devem ser adaptados às novas circunstâncias, a fim de minimizar possíveis consequências negativas.
Leia o artigo fonte em www.focus.de