Düsseldorf está a investir milhões em energias renováveis – a transição para o aquecimento está a começar!
As empresas municipais investirão mais de mil milhões de euros em energias renováveis e na transição térmica até 2030 para um futuro sustentável.
Düsseldorf está a investir milhões em energias renováveis – a transição para o aquecimento está a começar!
A Stadtwerke Düsseldorf estabeleceu metas ambiciosas e planeia investir mais de mil milhões de euros na transição energética até 2030. Isto foi anunciado recentemente e ilustra a firme determinação dos serviços públicos municipais em moldar ativamente o seu futuro. Com especial enfoque na expansão do aquecimento urbano, os serviços municipais não só pretendem aumentar a segurança do abastecimento, mas também dar um contributo significativo para a redução das emissões de CO2. No ano passado já foram investidos 125 milhões de euros, prevendo-se um aumento significativo dos investimentos até 2025. Este relatório RPG on-line.
Os resultados do estudo das concessionárias municipais de 2023, realizado pela Ernst & Young (EY) e pela Associação Federal da Indústria de Energia e Água (BDEW), sublinham a importância destas medidas. Os serviços municipais dominaram bem a crise energética em 2022 e enfrentam agora o desafio de desenvolver estratégias de aquisição a longo prazo. Um aspecto importante é a descarbonização do fornecimento de calor, que exige elevados níveis de investimento. A pressão para se adaptarem a estas mudanças é elevada e os serviços municipais estão ativamente à procura de novas áreas de negócio para permanecerem preparados para o futuro. Segundo o estudo, 89% das concessionárias municipais pesquisadas veem a expansão das energias renováveis como uma tarefa central. Este desenvolvimento não é apenas uma tendência, mas é visto como crucial para a competitividade futura.
Priorizando a transição térmica
88% dos serviços municipais estão a dar prioridade à transição térmica, o que mostra que a digitalização anteriormente desempenhou um papel importante, mas agora está a ser ultrapassada pelos temas das energias renováveis e da transição térmica. Os serviços públicos municipais estão a revelar-se parceiros importantes para o planeamento térmico municipal e também vêem oportunidades para novos modelos de negócio na transição térmica. Estas estratégias são essenciais para acompanhar as mudanças nas condições do mercado e, ao mesmo tempo, satisfazer as necessidades municipais e ambientais.
Vale ressaltar que 36% das concessionárias já oferecem soluções de descarbonização, enquanto 29% possuem estratégia de descarbonização. No entanto, 19% dos serviços públicos municipais ainda não desenvolveram uma estratégia clara. A importância dos modelos de negócio tradicionais, especialmente o abastecimento de energia e de água, diminuirá no futuro, razão pela qual são necessários ajustamentos para manter o sucesso a longo prazo. As concessionárias municipais que encaram a electricidade, o gás e o calor como uma unidade integrada têm melhores condições para desenvolver novas áreas de negócio.
Os próximos anos serão cruciais, uma vez que os investimentos em infraestruturas, o planeamento térmico e as estratégias de descarbonização desempenham um papel central. A transição energética será, portanto, não apenas um desafio, mas também uma oportunidade para os serviços públicos municipais se reposicionarem e satisfazerem os requisitos de um futuro energético mais sustentável. Alto energias renováveis.de As concessionárias municipais possuem a flexibilidade necessária para desenvolver e implementar soluções inovadoras.