Caos dos carros elétricos: os fabricantes da China estão lutando na guerra de preços!
O mercado de carros elétricos da China está lutando contra a redução das margens de lucro e guerras agressivas de preços. Analistas alertam para deslocamento do mercado.
Caos dos carros elétricos: os fabricantes da China estão lutando na guerra de preços!
Relatórios recentes traçam um quadro crítico do mercado de automóveis electrónicos na China, que enfrenta uma fase caracterizada por intensa concorrência de preços e margens de lucro em declínio. Um vídeo que mostra um cemitério de carros elétricos na China destaca os desafios que muitos fabricantes enfrentam. A maioria dos mais de 50 fabricantes de automóveis eléctricos activos na China continua a não ser rentável, enquanto apenas três empresas – BYD, Li Auto e Seres – são consideradas bem-sucedidas. Os analistas do JPMorgan Chase destacam que a perspectiva de lucro da indústria continua negativa, reforçada pelo aumento dos descontos. No mês passado, houve descontos recordes de até 16,8%, ante 16,3% em março de 2025. Em 2024, o desconto médio já era de 8,3%, segundo a China Passenger Car Association (CPCA).
Nick Lai, do JPMorgan, observa que as guerras de preços aumentaram na indústria, sem aumento na demanda por veículos elétricos. A pressão sobre as margens de lucro poderá agravar-se ainda mais até 2024, uma vez que se espera que caiam para cerca de 10%, em comparação com 20% há quatro anos. Um número crescente de empresas mais pequenas poderá ser forçada a abandonar o mercado ou ser adquirida por grandes empresas.
Exportação e participação de mercado
Apesar dos desafios internos, o mercado chinês de automóveis eléctricos apresenta números de exportação impressionantes. Nos primeiros quatro meses de 2025, os carros elétricos representaram 33% das exportações de veículos da China. Em abril de 2025, 38% deste valor correspondia a veículos elétricos e híbridos plug-in. Durante todo o primeiro semestre do ano, prevê-se que os veículos eléctricos representem 43% do total das vendas de veículos na China. Espera-se que os veículos elétricos chineses detenham 80% da participação de mercado até 2030.
Em comparação com a China, o mercado global de veículos totalmente eléctricos (BEV) não permanece menos dinâmico. Aproximadamente 9 milhões de BEVs foram vendidos em todo o mundo em 2023, um aumento de 29% em relação ao ano anterior. A China continua a ser o maior mercado, com 5,1 milhões de BEVs vendidos, representando 57% do mercado global. A Europa seguiu com 2 milhões de BEVs (+27%), enquanto os EUA registaram 1,2 milhões de BEVs (+50%).
Líder de mercado e perspectivas futuras
Os principais fabricantes do mercado são Tesla e BYD, que estão no topo com 1,8 milhões e 1,6 milhões de BEVs vendidos. O Grupo Volkswagen segue com 770 mil veículos vendidos. A concentração de quotas de mercado é clara nos 6 principais fabricantes de automóveis elétricos: além da Tesla e da BYD, quatro fabricantes chineses também estão representados entre os líderes de mercado. As previsões sugerem que as vendas globais de automóveis totalmente eléctricos rondarão os 11 milhões em 2024, sinalizando um crescimento moderado na indústria, apesar dos desafios económicos existenciais.
Em resumo, o mercado de automóveis eléctricos na China enfrenta desafios significativos, ao mesmo tempo que cresce o interesse global em veículos eléctricos. Embora os principais fabricantes estejam sob pressão devido a reduções agressivas de preços, os elevados números de exportações abrem oportunidades para aumentar a rentabilidade.