ELTIF em parques eólicos e solares: oportunidades e riscos para os investidores – explica um especialista financeiro
De acordo com um relatório de www.businessinsider.de, os ELTIFs (Fundos Europeus de Investimento de Longo Prazo) foram anteriormente associados a grandes obstáculos ao investimento para muitos investidores. Mas agora isto está a mudar, uma vez que os investidores privados também podem investir nestes fundos. Os fundos investem em projetos de longo prazo na Europa, como a economia real, estradas, pontes, redes de energia e parques eólicos. Os anteriores obstáculos regulamentares dos ELTIF, como um volume mínimo de investimento de 10 000 euros e uma carteira de ativos de 100 000 euros, dissuadiram muitos potenciais investidores de investir nestes fundos. O novo quadro regulamentar significa que o montante mínimo de investimento e os ativos mínimos da carteira já não são exigidos, o que significa que os gestores de ativos estão agora a lançar ELTIF...

ELTIF em parques eólicos e solares: oportunidades e riscos para os investidores – explica um especialista financeiro
De acordo com um relatório de www.businessinsider.de, os ELTIF (Fundos Europeus de Investimento a Longo Prazo) foram anteriormente associados a grandes obstáculos ao investimento para muitos investidores. Mas agora isto está a mudar, uma vez que os investidores privados também podem investir nestes fundos. Os fundos investem em projetos de longo prazo na Europa, como a economia real, estradas, pontes, redes de energia e parques eólicos. Os anteriores obstáculos regulamentares dos ELTIF, como um volume mínimo de investimento de 10 000 euros e uma carteira de ativos de 100 000 euros, dissuadiram muitos potenciais investidores de investir nestes fundos.
O novo quadro regulamentar significa que o montante mínimo de investimento e os ativos mínimos da carteira já não são exigidos, o que significa que os gestores de ativos podem agora criar ELTIF nos quais os investidores privados podem investir a partir de um euro. Além disso, as cotas podem ser resgatadas antes do final do prazo do fundo. No entanto, os ELTIF continuam a ser concebidos para investidores de longo prazo e têm um período médio de fidelização de cerca de sete anos.
Os custos dos ELTIF variam consoante o prestador e são frequentemente estruturados em taxas de gestão e participação nos lucros. Em geral, os ELTIF oferecem a possibilidade de retornos mais elevados e de maior diversificação, mas também de maior risco.
Em termos de mercado, esta abertura dos ELTIF aos investidores privados poderá levar a um aumento do fluxo de investimentos em projetos europeus de longo prazo, o que poderá ter efeitos positivos tanto para a economia real como para os investidores. A eliminação dos obstáculos regulamentares e a possibilidade de uma diversificação mais ampla da carteira poderiam encorajar mais investidores privados a investir em ELTIF e, assim, construir uma base financeira mais estável a longo prazo.
Leia o artigo fonte em www.businessinsider.de