Erlangen está a investir 71 milhões de euros na modernização das escolas até 2029!
Investimentos em programas de renovação escolar: Mais de 71 milhões de euros até 2029. Oportunidades para parceiros privados e imóveis lucrativos.
Erlangen está a investir 71 milhões de euros na modernização das escolas até 2029!
Na reunião mais recente do Comité de Construção da Câmara Municipal de Erlangen, foram discutidos os extensos investimentos no programa de renovação escolar e no programa “Futuras Escolas Primárias e Creches Integrais”. Segundo a administração municipal, já foram investidos mais de 206 milhões de euros na construção e equipamento das escolas entre 2007 e 2024. Apesar do financiamento orçamental, os recursos financeiros para os próximos anos são abrangentes, com um volume total superior a 71 milhões de euros para os quatro anos a partir de 2025.
Os investimentos planeados incluem inúmeras medidas em várias escolas de Erlangen. Estão previstos 19,85 milhões de euros cada para a escola primária Friedrich Rückert, a escola primária Michael Poeschke e a escola primária Loschge. A ampliação e renovação de ginásios, por exemplo no Albert-Schweitzer-Gymnasium e no âmbito da renovação geral do Marie-Theres-Gymnasium, também será apoiada com 7,19 milhões de euros. Além disso, estão previstos grandes investimentos na escola profissional do campus de formação profissional num total de 43,97 milhões de euros.
Planejamento de longo prazo e análise de necessidades
Um elemento importante para garantir a qualidade e a segurança dos edifícios escolares é a discussão regular das necessidades de renovação das escolas num grupo diretor responsável pela administração municipal. Este grupo é composto por vários departamentos e tem em conta critérios como o espaço necessário para fins educativos, o ano de construção do edifício escolar, a estrutura do edifício e o equipamento técnico.
Os critérios para priorização das medidas são diversos. Isto inclui o estado do pátio da escola, a acessibilidade e o consumo de energia dos edifícios. O foco atual está nas escolas cujos edifícios necessitam de medidas de renovação mais urgentes.
Investimentos atraentes em instituições de ensino
De acordo com um estudo da PwC, a necessidade de renovação e nova construção de edifícios escolares também é avaliada como elevada a nível nacional. Os rendimentos iniciais líquidos para propriedades existentes muito boas em todo o país ficam em média entre 4,5 e 5,5 por cento. Isto deixa claro que os investimentos em instituições de ensino alemãs são considerados particularmente atrativos.
Os resultados do estudo indicam que muitas administrações locais estão sobrecarregadas financeiramente e com pessoal e não conseguem lidar sozinhas com os próximos investimentos. Portanto, há uma busca cada vez maior por parceiros do setor privado para o planejamento e construção de instituições de ensino. Esta colaboração poderia não só reduzir os encargos financeiros para os municípios, mas também ajudar a preparar a infra-estrutura educativa para o futuro. Foi também identificado um grande aumento na procura devido a vagas anteriores de imigração, que tornam necessária a expansão e modernização das capacidades escolares existentes.