Os ativos de investimento ESG diminuirão em todo o mundo pela primeira vez em 2023 – o boom da sustentabilidade já acabou?
De acordo com um relatório de www.wallstreet-online.de, os ativos de investimento ESG diminuíram em todo o mundo pela primeira vez em 2023. Isto levanta a questão de saber se o boom da sustentabilidade no mercado financeiro já terminou. ESG (Ambiental, Social e Governança) tornou-se significativamente mais importante nos últimos anos e influenciou as estratégias de investimento dos principais gestores de ativos. O valor dos produtos de investimento sustentáveis aumentou de pouco menos de 23 biliões de dólares em 2016 para mais de 35 biliões de dólares no final de 2020, um aumento de mais de 50%. No entanto, esta evolução positiva parece agora ter estagnado. Um declínio no investimento ESG tem implicações de longo alcance para o mercado financeiro e para os investidores. Gerente de ativos…

Os ativos de investimento ESG diminuirão em todo o mundo pela primeira vez em 2023 – o boom da sustentabilidade já acabou?
De acordo com um relatório de www.wallstreet-online.de, os ativos de investimento ESG diminuíram a nível mundial pela primeira vez em 2023. Isto levanta a questão de saber se o boom da sustentabilidade no mercado financeiro já terminou.
ESG (Ambiental, Social e Governança) tornou-se significativamente mais importante nos últimos anos e influenciou as estratégias de investimento dos principais gestores de ativos. O valor dos produtos de investimento sustentáveis aumentou de pouco menos de 23 biliões de dólares em 2016 para mais de 35 biliões de dólares no final de 2020, um aumento de mais de 50%.
No entanto, esta evolução positiva parece agora ter estagnado. Um declínio no investimento ESG tem implicações de longo alcance para o mercado financeiro e para os investidores. Os gestores de ativos e os investidores que dependem de produtos de investimento sustentáveis podem ver-se forçados a repensar ou adaptar as suas estratégias de investimento. Isto poderia levar a uma redistribuição de capital e influenciar o ambiente de negócios para empresas sustentáveis.
Além disso, a cobertura mediática e o interesse público em questões de sustentabilidade poderão diminuir, o que poderá afetar a perceção e a imagem das empresas e indústrias orientadas para ESG.
As razões exactas para o declínio dos activos ESG ainda precisam de ser analisadas e compreendidas. No entanto, é claro que esta evolução terá consequências potencialmente de longo alcance para o mercado financeiro e para os investidores. O fim do boom da sustentabilidade no mercado financeiro poderá representar desafios significativos para a indústria e mudar o movimento ESG como um todo. Resta saber como a situação irá evoluir e que medidas serão tomadas pelos gestores de activos e pelas empresas para responder a estas mudanças.
Leia o artigo original em www.wallstreet-online.de