A ascensão da Europa nas energias renováveis: investimentos recordes em 2025!
Os investimentos em energias renováveis atingirão um nível recorde em 2025. Saiba mais sobre as tendências regionais e as condições políticas.
A ascensão da Europa nas energias renováveis: investimentos recordes em 2025!
O investimento global em energias renováveis atingiu um máximo recorde de cerca de 386 mil milhões de dólares no primeiro semestre de 2025, um aumento de cerca de 10% em comparação com o ano anterior. Este desenvolvimento é particularmente evidente na Europa, onde os gastos em novos projetos aumentaram cerca de 30 mil milhões de dólares, um aumento de cerca de 63 por cento em comparação com o segundo semestre de 2024. Alto fr.de O quadro político na Europa, como o Pacto Ecológico Europeu e o programa RePowerEU, é crucial para este desenvolvimento positivo. Criam segurança de planeamento para empresas e investidores que investem cada vez mais no setor energético.
Em contrapartida, existe uma tendência preocupante nos EUA, onde o investimento caiu mais de um terço. Essas quedas resultaram em uma perda de mais de US$ 20 bilhões. Apesar destas diferenças regionais, o quadro global permanece positivo. As energias renováveis ainda são consideradas um setor chave de crescimento na indústria energética, mesmo que os investimentos em grandes parques eólicos e solares tenham diminuído ligeiramente.
Diferenças regionais no desenvolvimento
No entanto, os investimentos globais são caracterizados por diferenças regionais. A China continua a ser o maior mercado para investimentos em energias renováveis, com uma quota de 44%. Embora mais de 70% da expansão da capacidade de energia renovável tenha ocorrido na Ásia, o continente alcançou uma parcela de 71% da capacidade recentemente instalada em 2024. Alto IRENA O aumento da capacidade para energias renováveis foi de 15 por cento.
A Europa e a América do Norte seguiram com 12,3% e 7,8%, respectivamente. África, por outro lado, registou um aumento modesto nas energias renováveis de apenas 7,2 por cento e, juntamente com a Eurásia, a América Central e as Caraíbas, foi responsável por apenas 2,8 por cento do aumento global. No entanto, Francesco La Camera, Diretor Geral da IRENA, apela a uma ação política direcionada e ao financiamento internacional para mobilizar a comunidade global.
O papel das energias renováveis
Em 2024, foi registado um aumento anual recorde de 582 gigawatts de energia renovável. Para atingir a ambiciosa meta de 11,2 terawatts até 2030, a capacidade teria de crescer 16,6% anualmente. As energias solar e eólica juntas representam 97,5% de todas as adições líquidas às energias renováveis. Só a energia solar cresceu 453 gigawatts, enquanto a energia eólica aumentou 114 gigawatts.
Até 2023, a energia renovável aumentou para quase 30% da produção global de electricidade, com a produção de electricidade a partir de fontes renováveis a aumentar 5,6%, para 8.928 terawatts-hora. Em comparação, a produção de electricidade a partir de fontes não renováveis cresceu apenas 1,2 por cento. Embora os investimentos em combustíveis fósseis continuem, muitos investidores veem as energias renováveis como um porto seguro em tempos de incerteza.