Registro de passageiros: a ferrovia elevada de Hamburgo investe 1,3 bilhão de euros!
O Hamburger Hochbahn tem balanço positivo para 2024 e prevê investir 1,3 mil milhões de euros em novos metropolitanos e autocarros elétricos.
Registro de passageiros: a ferrovia elevada de Hamburgo investe 1,3 bilhão de euros!
No dia 12 de junho de 2025, o Hamburger Hochbahn traçou um saldo positivo para o ano de 2024. A transportadora registou cerca de 551 milhões de passageiros, o que significa aumentos diários de cerca de 70.000 passageiros. Este aumento levou a veículos mais cheios e a um aumento de 14 por cento nas vendas, também devido ao recém-introduzido bilhete de estudante. Apesar deste crescimento, no entanto, o valor da compensação da cidade pela ferrovia elevada caiu de 295 milhões para 286,6 milhões de euros (2,8 por cento).
Nos últimos anos, a parte das receitas provenientes da venda de bilhetes caiu significativamente, de 93 por cento em 2019 para quase 73 por cento em 2024. Esta evolução deve-se principalmente ao facto de o exercício financeiro de 2024 ter sido caracterizado pelo aumento dos pagamentos de compensação para o Deutschlandticket. Além disso, os pagamentos compensatórios do Senado por bilhetes gratuitos para estudantes na Alemanha ascenderam a 16,4 milhões de euros.
Investimentos e projetos de infraestrutura
Os investimentos na ferrovia elevada atingiram um nível recorde de 658,4 milhões de euros em 2024. Para 2025, a Hochbahn prevê investir cerca de 1,3 mil milhões de euros, especialmente em novos metropolitanos e autocarros eléctricos. Os grandes projetos pretendem expandir a oferta e apoiar a transição da mobilidade. Os projetos planejados incluem a construção do U5 para Steilshoop e Bramfeld, bem como a extensão do U4 de Elbbrücken a Grasbrook. O senador dos Transportes Anjes Tjarks anunciou que a nova estação se chamaria Moldauhafen; O pedido de aprovação do planejamento deverá ser concluído em julho.
Outro foco é a melhoria da frota de veículos. A Hochbahn usará unidades duplas múltiplas totalmente automatizadas da geração DT6 no novo U5, a fim de permitir maior frequência de metrôs. Um ciclo alvo de 100 segundos é seguido. Ao mesmo tempo, os autocarros serão mais espaçosos, mais silenciosos e livres de emissões, com o objetivo de tornar toda a frota de autocarros livre de emissões até 2032. A construção de novas oficinas e a eletrificação das garagens de autocarros existentes também fazem parte da estratégia de melhoria.
Medidas de segurança e planejamento de tráfego
Hochbahn também planeja contratar 40 seguranças adicionais. A partir de meados de junho, será oferecido tráfego de reposição na área de Volksdorf, já que seis trechos diferentes estarão fechados até novembro. Ao mesmo tempo, as estatísticas mais recentes mostram que os autocarros da associação de transportes de Hamburgo tornaram-se mais pontuais, embora dezenas de milhares de passageiros ainda cheguem atrasados. No entanto, o metro continua a ser a parte mais fiável da rede de transportes.
Como parte de uma campanha de proteção climática, as placas do metrô no centro de Hamburgo estão atualmente penduradas de cabeça para baixo. Estas medidas criativas sublinham o compromisso da Hochbahn com um transporte público mais ecológico.
Para o futuro, o Hamburger Hochbahn promete tornar o transporte público local ainda mais atraente através de ofertas inovadoras, como transporte sob demanda e a capacidade de visualizar a posição dos ônibus ao vivo via aplicativo. O objetivo continua a ser um transporte público de qualidade e de boa qualidade para todos os residentes de Hamburgo, que deverá ser ainda mais promovido através dos investimentos e projetos planeados.
Para mais informações: NDR e Negócios de Hamburgo.