Os preços do aquecimento urbano em Frankfurt estão a subir: é isto que os consumidores têm de pagar!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Mainova anuncia aumentos significativos de preços para aquecimento urbano em Frankfurt a partir de outubro de 2025, ao mesmo tempo que investe em tecnologias sustentáveis.

Os preços do aquecimento urbano em Frankfurt estão a subir: é isto que os consumidores têm de pagar!

A partir de outubro de 2025, a Mainova AG aumentará os preços do aquecimento urbano em Frankfurt em drásticos 25 a 36 por cento. Este ajuste de preços afecta principalmente 80 por cento dos clientes que pagam através do modelo de facturação directa, e pode-se esperar um aumento médio de preços de 26 por cento. Para o quinto restante dos clientes, podem ser esperados custos ainda mais elevados, de até 36%. Um exemplo: um grande edifício de apartamentos deve esperar encargos adicionais de cerca de 300 euros por ano, o que corresponde a 21 euros por megawatt-hora.

O novo preço do aquecimento urbano em Frankfurt é de 139 euros por megawatt-hora, o que permanece abaixo da média alemã de 152 euros. Os ajustamentos de preços ocorrem anualmente em Outubro ou Janeiro e baseiam-se na evolução dos preços dos combustíveis, tendo já sido registadas descidas de 12 e 14 por cento, respectivamente, nos últimos dois anos. A reestruturação da estrutura de preços afetará a fórmula completa de cálculo dos preços a partir de 2025.

Investimentos em infraestrutura

A Mainova anunciou também que iria rescindir e reestruturar os contratos existentes, o que sublinha a necessidade de ajustar os preços. Para satisfazer as futuras necessidades energéticas em Frankfurt, a empresa planeia construir 450 quilómetros de tubagens de aquecimento urbano adicionais até 2030, mais do que duplicando o tamanho da rede existente. Um novo passo nesta direção é a integração de uma central elétrica de biomassa em Fechenheim, enquanto o planeamento de uma segunda central elétrica de biomassa já está em curso.

As soluções futuras para a geração de energia também incluem a expansão da energia geotérmica e das bombas de calor em grande escala. Ao mesmo tempo, a central térmica Oeste será convertida para gás e hidrogénio, enquanto os elementos de carvão serão removidos da fórmula de cálculo a partir de 2026. No entanto, a rede eléctrica precisa de ser expandida até 2040, a fim de cobrir as crescentes necessidades energéticas da cidade.

Desafios e ajustes regulatórios

As mudanças na concorrência causadas pela utilização crescente de energias renováveis ​​também afectam os rendimentos provenientes da combinação de calor e electricidade, o que exige medidas adicionais. Além disso, as alterações regulamentares exigem um aumento de pessoal, o que inevitavelmente também afecta os preços.

Além dos aumentos de preços, a Mainova também está a planear tecnologias de transição, como centros de aquecimento móveis, para criar soluções provisórias para famílias que ainda não estão ligadas à rede de aquecimento urbano. O objectivo a longo prazo é cobrir 40 por cento das necessidades de aquecimento de Frankfurt através do aquecimento urbano.

No entanto, antes que este aumento entre em vigor, a Mainova reduzirá os preços do calor em 1 de outubro de 2024 devido à redução dos custos de combustível para gás natural e carvão. Neste contexto, o preço do trabalho será reduzido em 18 por cento, enquanto o preço base aumentará cerca de 3,2 por cento. Os ajustamentos têm efeitos diferentes dependendo do consumo e todo o preço é transparente e tem em conta a evolução atual do mercado na produção de calor.

Os próximos investimentos e ajustamentos de preços fazem parte da ambição da Mainova de alcançar a neutralidade climática do mercado de aquecimento na Alemanha até 2045. As conversões no fornecimento de energia e calor requerem elevados recursos financeiros e terão um impacto duradouro nos custos do mercado energético. Ao mesmo tempo, devem ser promovidas tecnologias inovadoras para a descarbonização da produção de aquecimento urbano.

Para mais informações, os relatórios detalhados podem ser acessados fnp.de e mainova.de pode ser visualizado.