Especialista financeiro Dr. Bert Flossbach: O BCE manterá as taxas de juro por enquanto - tendo em vista o impacto nas finanças públicas
De acordo com um relatório de www.finanzen.net, é previsível que o Banco Central Europeu (BCE) mantenha o seu nível de taxas de juro por enquanto. O Dr. Bert Flossbach, co-fundador do gestor de activos Flossbach von Storch, está convencido de que o BCE está atento à estabilidade de preços e ao impacto nas finanças públicas. A decisão do BCE de manter as taxas de juro tem impacto direto em diversas áreas. Por um lado, isto sinaliza que a inflação na zona euro poderá regressar ao objectivo de 2% se as taxas de juro forem mantidas nos níveis actuais. Isto influencia as decisões dos investidores e consumidores, uma vez que a estrutura dos rendimentos e das taxas de juro das obrigações pode mudar. Também …

Especialista financeiro Dr. Bert Flossbach: O BCE manterá as taxas de juro por enquanto - tendo em vista o impacto nas finanças públicas
De acordo com um relatório de www.finanzen.net, é previsível que o Banco Central Europeu (BCE) mantenha por enquanto o seu nível de taxa de juro. O Dr. Bert Flossbach, co-fundador do gestor de activos Flossbach von Storch, está convencido de que o BCE está atento à estabilidade de preços e ao impacto nas finanças públicas.
A decisão do BCE de manter as taxas de juro tem impacto direto em diversas áreas. Por um lado, isto sinaliza que a inflação na zona euro poderá regressar ao objectivo de 2% se as taxas de juro forem mantidas nos níveis actuais. Isto influencia as decisões dos investidores e consumidores, uma vez que a estrutura dos rendimentos e das taxas de juro das obrigações pode mudar. As finanças públicas também estão em foco, uma vez que finanças públicas deficientes colocam em risco a estabilidade de preços e podem ter impacto sobre a inflação.
O presidente do Bundesbank, Joachim Nagel, alertou para a instabilidade das finanças públicas que podem pôr em perigo a estabilidade de preços. Isto deixa claro que os bancos centrais têm um conflito de interesses entre o combate à inflação e a estabilidade dos mercados financeiros. Este desafio é particularmente claro face aos países altamente endividados da zona euro, como a Itália.
Segundo o Dr. De acordo com Bert Flossbach, o desafio do BCE é equilibrar os níveis de rendimento dos títulos do governo em vários países do euro, a fim de garantir a estabilidade do mercado financeiro. Se as diferenças de rendimento aumentarem significativamente, isso poderá levar a uma fuga para obrigações consideradas seguras. Como resultado, o BCE poderá ter de intervir e comprar obrigações italianas, o que sacrificaria a primazia do combate à inflação em favor da estabilidade financeira.
Tendo em conta estes desenvolvimentos, o Dr. Bert Flossbach já regressou às obrigações do seu fundo “Múltiplas Oportunidades”, incluindo títulos do Tesouro dos EUA e obrigações empresariais, enquanto se concentra em acções de qualidade quando se trata de acções. Isto realça o impacto económico que as decisões do banco central podem ter nos mercados obrigacionistas e bolsistas.
Leia o artigo fonte em www.finanzen.net