Friedrich Merz apresenta plano de investimento bilionário para a Alemanha
Empresários reúnem-se com o Chanceler Merz para anunciar 631 mil milhões de euros em investimentos na Alemanha.
Friedrich Merz apresenta plano de investimento bilionário para a Alemanha
Numa importante reunião na Chancelaria, cerca de 60 representantes de empresas reafirmaram o seu compromisso com a Alemanha como local de negócios. O chanceler Friedrich Merz deu as boas-vindas aos participantes, predominantemente do sexo masculino, e anunciou durante o evento que estão previstos investimentos no valor de 631 mil milhões de euros nos próximos anos. Uma fotografia de grupo com o Chanceler encerrou o evento, o que representa um sinal importante para o futuro desenvolvimento económico do país.
O encontro faz parte da iniciativa “Made for Germany”, lançada por 61 empresas. Esta iniciativa visa posicionar a Alemanha como um local atraente para investimentos. Os investimentos planeados incluem investimentos de capital novos e existentes, investigação e desenvolvimento, bem como compromissos de investidores internacionais, e deverão decorrer ao longo de um período de três anos. Uma soma de três dígitos de bilhões está destinada a novos investimentos.
Objetivos da iniciativa
A iniciativa tem o objectivo claro de enviar um sinal positivo para a Alemanha. Os investimentos deverão fluir para novos locais, instalações, investigação, desenvolvimento e modernização da infra-estrutura. Os iniciadores, incluindo Christian Sewing do Deutsche Bank, Roland Busch da Siemens e Mathias Döpfner da Axel Springer, estabeleceram como objectivo aumentar a atractividade da Alemanha como local de investimento.
A reunião na Chancelaria também foi importante na presença do vice-chanceler Lars Klingbeil e da ministra da Economia Katherina Reiche. Além disso, mais de uma dúzia de empresas DAX estiveram representadas, embora as críticas à composição da reunião tenham sido fortes. Acima de tudo, estiveram presentes principalmente grandes empresas, enquanto as médias empresas estiveram pouco representadas, o que levantou questões sobre a representatividade da reunião.
Reações da economia
As reações aos anúncios foram mistas. Enquanto Monika Schnitzer, membro do Conselho Consultivo Científico do Ministério Federal da Economia, saudou a medida como um sinal positivo, Clemens Fuest do Instituto Ifo e Jens Boysen-Hogrefe do IfW expressaram dúvidas sobre a novidade dos investimentos anunciados. Muitas das somas já haviam sido planejadas de antemão, segundo os críticos.
As empresas também exigem segurança no planeamento e apoio dos políticos. Neste contexto, Merz anunciou reformas fundamentais da segurança social, embora os detalhes ainda não sejam claros. Num passo adicional, o Bundestag, juntamente com o Bundesrat, decidiu uma estratégia de financiamento de 500 mil milhões de euros, que se destina a ser um fundo especial para investimentos estatais. No entanto, grande parte dos investimentos necessários terão de ser feitos de forma privada.
Resta saber como irá evoluir a situação económica na Alemanha e se os planos ambiciosos poderão ser postos em prática. Especialmente na competição internacional, é crucial que a Alemanha continue a ser um local atraente.
Para mais informações: [Sul da Alemanha] aqui e [Tagesschau] aqui.