Nível de ruído no Lago Wörthersee: Ruído reduzido graças a trens silenciosos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O quinto relatório de medição da ÖBB documenta a diminuição das emissões de ruído na linha ferroviária de Wörthersee.

Nível de ruído no Lago Wörthersee: Ruído reduzido graças a trens silenciosos!

A ÖBB publicou hoje o seu quinto relatório de medição sobre emissões de ruído na linha ferroviária de Wörthersee. Este relatório, publicado no Página de imprensa da ÖBB, fornece dados valiosos sobre a eficácia das medidas para reduzir o ruído ao longo da popular linha ferroviária.

O ponto de medição foi criado no outono de 2020 em colaboração entre a ÖBB e o estado da Caríntia para documentar o nível de ruído ao longo do percurso. O que é particularmente digno de nota é o facto de o nível de avaliação ter sido reduzido em 3 dB à noite. O nível médio de passagem dos comboios de mercadorias também caiu 2,7 dB em comparação com 2020, indicando o sucesso das medidas de redução de ruído.

Resultados das medições

O relatório mostra que o nível de passagem de comboios individuais permaneceu inalterado em 2024 em comparação com 2023, mas a proporção de comboios ruidosos diminuiu. Isto é particularmente relevante porque se registou um aumento nas viagens de comboios de mercadorias devido ao encerramento do Túnel Tauern. O projeto é apoiado cientificamente por especialistas externos e pela ÖBB-Infraestrutura AG, que publica anualmente um relatório detalhado sobre os resultados.

As medições coletadas fornecem dados abrangentes sobre os níveis de passagem, velocidades e dados do veículo de cada passagem de trem. O nível de avaliação para um edifício a 30 metros de distância é de 44 dB durante o dia (2020: 46 dB) e 45 dB à noite (2020: 48 dB). A uma altura de 5 metros, o nível de avaliação é de 49 dB durante o dia (2020: 52 dB) e 51 dB à noite (2020: 54 dB).

Fatores e desenvolvimentos futuros

Também foi registrada uma diminuição de 2,7 dB no nível de passagem de um único trem de carga, de 88,2 dB para 85,5 dB desde 2020. A proporção de vagões de mercadorias silenciosos aumentou de 64% em 2020 para 94% em 2024. Isto é importante porque o regulamento ETI Ruído da UE só permitiu a utilização de comboios de mercadorias silenciosos nas principais linhas ferroviárias da UE desde dezembro de 2024.

A mudança para vagões de carga 100% silenciosos poderia reduzir o nível de passagem por trem em cerca de 10 dB. Verificou-se que as emissões de ruído são influenciadas por vários factores, tais como tipos de veículos, programas operacionais e condições meteorológicas. Podem ser excluídos futuros aumentos das emissões sonoras e estão planeados novos investimentos em sistemas ferroviários, materiais para vagões e barreiras acústicas.

Um objetivo global da UE e da ÖBB é transferir o transporte de mercadorias do rodoviário para o ferroviário, uma vez que cada quilómetro de transporte de mercadorias na estrada provoca emissões de CO2 30 vezes mais elevadas do que o transporte ferroviário. A UE pretende alcançar um nível óptimo de harmonização das emissões de ruído dos veículos ferroviários em toda a União Europeia com a Especificação Técnica de Interoperabilidade (ETI), a fim de limitar as emissões de ruído do sistema ferroviário, conforme indicado na Site da Agência Ferroviária da União Europeia pode ser visto.