Pacote de investimento gigantesco: 631 mil milhões de euros para a Alemanha até 2028!
No âmbito da iniciativa “Made for Germany”, 61 empresas planeiam investir mais de 630 mil milhões de euros na Alemanha até 2028 para promover o crescimento económico.
Pacote de investimento gigantesco: 631 mil milhões de euros para a Alemanha até 2028!
No âmbito da iniciativa “Made for Germany”, 61 empresas anunciaram que irão investir mais de 630 mil milhões de euros na Alemanha até 2028. Este anúncio foi feito antes da cimeira de investimentos na Chancelaria, que contou com a presença do Chanceler Friedrich Merz, do Vice-Chanceler Lars Klingbeil e da Ministra da Economia Katherina Reiche. O total inclui investimentos de capital planeados e novos, bem como despesas de investigação e desenvolvimento e compromissos de doadores internacionais. Uma proporção significativa dos investimentos será constituída por novos investimentos. Merz vê estes investimentos como uma contribuição importante para o crescimento económico e a viabilidade futura da Alemanha.
A iniciativa foi iniciada por empresas líderes, incluindo nomes conhecidos como Allianz, Airbus, BMW, Deutsche Börse, Mercedes Benz, Rheinmetall, SAP e Volkswagen. Empresas norte-americanas como Nvidia, Blackrock e Blackstone também estão entre os investidores. Merz enfatizou a importância destes investimentos e a confiança das empresas na Alemanha, o que é visto como a chave para fortalecer a localização do negócio. O objetivo é enviar um sinal positivo às empresas internacionais, a fim de despertar o seu interesse em investir na Alemanha, o que deverá aumentar a atratividade do local de investimento. Esta informação foi fornecida por Funk alemã oferecido.
Investimentos estratégicos das principais empresas
30 empresas na Alemanha já tinham anunciado investimentos até 300 mil milhões de euros, o que sublinha ainda mais a importância do compromisso estratégico. Os iniciadores da iniciativa “Made for Germany”, incluindo Christian Sewing do Deutsche Bank, Roland Busch da Siemens, Mathias Döpfner da Axel Springer e Alexander Geiser da FGS Global, visam aumentar de forma sustentável a competitividade da Alemanha.
O Ministro das Finanças, Klingbeil, e o Ministro da Economia, Reiche, elogiaram o anúncio e reúnem-se regularmente com representantes da iniciativa para discutir medidas que possam melhorar as condições de enquadramento para os investimentos. A cimeira também destacou a necessidade de optimizar o clima de investimento na Alemanha, a fim de atrair mais investidores internacionais a longo prazo.
Preocupações com a sustentabilidade da iniciativa
Apesar das notícias positivas, o presidente do Ifo, Clemens Fuest, expressou preocupação com a sustentabilidade da iniciativa e descreveu-a como um “impulso para a economia”. Embora a iniciativa possa proporcionar um impulso a curto prazo, resta saber qual será a estabilidade a longo prazo e os resultados reais dos investimentos. A discussão sobre o futuro da Alemanha como local de negócios e o papel desses investimentos em grande escala continuará, portanto, a ser de grande importância. Mais detalhes sobre os investimentos planejados e as empresas envolvidas vêm de Tempo on-line.