Os ETFs de ouro na Alemanha registaram saídas líquidas de 3,5 mil milhões de dólares em 2023 – um novo recorde!
De acordo com um relatório do finanzmarktwelt.de, os investidores alemães venderam ouro significativamente no ano passado, apesar de os preços terem subido visivelmente e estarem em níveis recordes. De acordo com a Barkow Consulting, os ETFs de ouro alemães registaram saídas líquidas significativamente mais elevadas em 2023 do que nunca. ETFs de ouro alemães com um volume líquido de 3,5 mil milhões de dólares foram vendidos ao longo do ano, com saídas de 1,04 mil milhões de dólares apenas em Novembro – ambos novos níveis recordes. Isto contrasta com o desempenho do ouro, que ganhou quase 10% ao longo do ano. Acredita-se que a grande alta das ações em novembro e dezembro fez com que os investidores...

Os ETFs de ouro na Alemanha registaram saídas líquidas de 3,5 mil milhões de dólares em 2023 – um novo recorde!
De acordo com um relatório do finanzmarktwelt.de, os investidores alemães venderam ouro significativamente no ano passado, apesar de os preços terem subido visivelmente e estarem em níveis recordes. De acordo com a Barkow Consulting, os ETFs de ouro alemães registaram saídas líquidas significativamente mais elevadas em 2023 do que nunca. ETFs de ouro alemães com um volume líquido de 3,5 mil milhões de dólares foram vendidos ao longo do ano, com saídas de 1,04 mil milhões de dólares apenas em Novembro – ambos novos níveis recordes. Isto contrasta com o desempenho do ouro, que ganhou quase 10% ao longo do ano. Acredita-se que a grande recuperação das acções em Novembro e Dezembro fez com que os investidores mudassem do ouro para investimentos em acções mais atraentes, a fim de obter ganhos maiores e mais rápidos.
O impacto destas saídas no mercado poderá ser sentido no futuro. Como os ETFs de ouro refletem a procura de ouro físico, as vendas podem influenciar o movimento do preço do metal precioso. Além disso, um abandono contínuo dos ETFs de ouro poderia levar a uma mudança no comportamento dos investidores, o que, por sua vez, poderia ter um impacto na estabilidade do mercado.
Para os consumidores, o abandono dos ETFs de ouro também poderá ter um impacto negativo, uma vez que o metal precioso é frequentemente visto como um investimento seguro em tempos de incerteza. A menor procura de ouro poderá reduzir o apelo do metal precioso como proteção contra a turbulência económica. Isto poderá fazer com que os consumidores tenham de considerar opções de cobertura alternativas.
No geral, as vendas recorde de ETFs de ouro alemães mostram que os investidores estão a tornar-se cada vez mais avessos ao risco e a afastar-se dos tradicionais investimentos seguros. Isto poderá ter implicações a longo prazo para o mercado e para as estratégias de investimento dos investidores. Resta saber se esta tendência continuará ou se uma situação de mercado em mudança alterará novamente as preferências dos investidores.
Leia o artigo fonte em finanzmarktwelt.de