O preço do ouro está subindo novamente: por que um investimento agora é interessante - explica o especialista financeiro
De acordo com um relatório de www.finanzen.net, após um período de declínio, o preço do ouro voltou a registar um aumento significativo nas últimas semanas. O preço subiu temporariamente acima de US$ 2.000, o que atraiu a atenção. Um especialista apresenta duas boas razões pelas quais investir em ouro poderia fazer sentido atualmente. Marko Behring, Diretor de Gestão de Ativos do Fürst Fugger Privatbank, vê atualmente dois bons motivos para investir em ouro. Na sua opinião, os aspectos de diversificação e cobertura voltaram a ganhar destaque na sequência dos recentes desenvolvimentos geopolíticos e assim "A reacção do preço do ouro aos acontecimentos no Médio Oriente"...

O preço do ouro está subindo novamente: por que um investimento agora é interessante - explica o especialista financeiro
De acordo com um relatório de www.finanzen.net,
Após um período de declínio, o preço do ouro voltou a registar um aumento significativo nas últimas semanas. O preço subiu temporariamente acima de US$ 2.000, o que atraiu a atenção. Um especialista apresenta duas boas razões pelas quais investir em ouro poderia fazer sentido atualmente.
Marko Behring, Diretor de Gestão de Ativos do Fürst Fugger Privatbank, vê atualmente dois bons motivos para investir em ouro. Na sua opinião, os aspectos de diversificação e cobertura voltaram a estar em evidência na sequência dos últimos desenvolvimentos geopolíticos e, portanto, "a reacção do preço do ouro aos acontecimentos no Médio Oriente" mostrou "que o ouro ainda é visto como uma espécie de prémio de seguro contra riscos geopolíticos e incertezas no mercado financeiro - e que os investidores estão felizes em pagar este prémio". Ele também salienta que existem razões históricas para investir também em ouro, uma vez que o ouro demonstrou ter um desempenho particularmente bom no final de um ciclo de subida das taxas de juro.
A Reserva Federal dos EUA manteve a taxa de juro diretora inalterada na sua última decisão, o que dá aos investidores esperança de que o pico da taxa de juro possa ter sido atingido. Se for este o caso, o preço do ouro também poderá receber um impulso favorável da política monetária. Behring acredita que é bem possível que o pico das taxas de juro já tenha sido atingido, o que, com base na experiência histórica, é um argumento a favor do ouro.
Apesar do aumento, alguns especialistas atualmente desaconselham a compra de ouro. Eles salientam que o actual ambiente de taxas de juro elevadas torna o ouro pouco atractivo e que é necessária uma mudança na política de taxas de juro da Fed para um aumento sustentado do preço do ouro. Resta, portanto, ver como a situação geopolítica irá evoluir e como a Reserva Federal dos EUA irá actuar no futuro.
Este artigo mostra que os preços do ouro são fortemente influenciados pela evolução geopolítica e pelas decisões de política monetária. Os investidores devem, portanto, acompanhar de perto a evolução, a fim de tomarem decisões de investimento informadas.
Leia o artigo fonte em www.finanzen.net