Títulos verdes: oportunidades e riscos para investidores no mercado financeiro
De acordo com um relatório do www.faz.net, os mercados financeiros estão atualmente num estado de limbo. O banco sueco SEB prevê que o mercado de títulos verdes poderá continuar a crescer devido à grande necessidade de investimento. Mas os investidores têm de estar preparados para o facto de os pagamentos dos seus investimentos poderem ser diferentes. Os títulos verdes viram o volume de emissão global aumentar em 15%, para US$ 665 bilhões no ano passado. Espera-se um crescimento adicional entre 10 e 15 por cento este ano. Apesar de alguns desafios devido à situação geopolítica, as necessidades de investimento das empresas privadas na transformação continuam a ser tão grandes que se espera que as obrigações verdes proporcionem um impulso adicional...

Títulos verdes: oportunidades e riscos para investidores no mercado financeiro
De acordo com um relatório de www.faz.net, os mercados financeiros encontram-se atualmente num estado de limbo. O banco sueco SEB prevê que o mercado de títulos verdes poderá continuar a crescer devido à grande necessidade de investimento. Mas os investidores têm de estar preparados para o facto de os pagamentos dos seus investimentos poderem ser diferentes.
Os títulos verdes viram o volume de emissão global aumentar em 15%, para US$ 665 bilhões no ano passado. Espera-se um crescimento adicional entre 10 e 15 por cento este ano. Apesar de alguns desafios devidos à situação geopolítica, as necessidades de investimento das empresas privadas na transição continuam a ser tão grandes que é provável que as obrigações verdes recebam um novo impulso.
A dinâmica de mercado prevista para o mercado obrigacionista como um todo poderá oferecer aos investidores a oportunidade de garantir alguns retornos antes que as taxas de juro voltem a descer. Isto também se reflete nas expectativas do Banco SEB, que prevê uma certa dinâmica para o mercado obrigacionista este ano.
O impacto no mercado poderá, portanto, significar um maior crescimento no mercado de obrigações verdes, à medida que os investidores se ajustam às mudanças nos pagamentos dos seus investimentos. Isto poderia fortalecer ainda mais a indústria financeira sustentável e proporcionar aos consumidores a oportunidade de investir em projetos ecológicos.
A evolução do mercado de obrigações verdes também mostra que a transformação para uma economia e uma sociedade mais respeitadoras do clima continua a ser o foco dos investidores e das empresas. Isto poderá ter efeitos positivos a longo prazo no ambiente e na economia como um todo.
Leia o artigo fonte em www.faz.net