Lei HALOS: Novas oportunidades para startups e inovação em NJ!
Os congressistas dos EUA estão a introduzir a Lei HALOS para promover o investimento em startups e reduzir os obstáculos burocráticos.
Lei HALOS: Novas oportunidades para startups e inovação em NJ!
Em 16 de maio de 2025, os congressistas norte-americanos Mike Lawler e Josh Gottheimer reintroduziram a Lei HALOS, que visa promover o investimento em startups e clarificar o enquadramento jurídico dos chamados ‘Demo Days’. Estes eventos permitem que jovens empresas apresentem as suas ideias a potenciais investidores sem serem considerados uma oferta pública de valores mobiliários. A Lei HALOS é reconhecida como uma iniciativa bipartidária que visa apoiar inovadores para que possam se concentrar no desenvolvimento de produtos em vez de lidar com regulamentações desatualizadas da SEC.
A lei esclarece o termo investidor anjo no contexto das leis de valores mobiliários dos EUA e também define a publicidade geral ao abrigo da Lei de Valores Mobiliários. Esclarecer que os Demo Days não são tratados como ofertas de valores mobiliários é fundamental para simplificar as propostas e os investimentos para startups. Isto é particularmente importante em estados como Nova Jersey, onde mais de 950 mil pequenas empresas criam quase metade dos empregos do estado. Gottheimer destaca a importância da Lei HALOS para o desenvolvimento económico em Nova Jersey e sublinha que esta iniciativa legislativa se destina a reduzir os obstáculos burocráticos e promover o crescimento económico.
Reduza obstáculos burocráticos
Além disso, os senadores norte-americanos Chris Murphy, Kyrsten Sinema e Thom Tillis também introduziram a Lei HALOS para reduzir os obstáculos regulatórios para investidores em startups. A lei pretende facilitar o acesso das startups aos investimentos necessários para sua expansão. Murphy aponta a importância das startups para a economia de Connecticut e como elas ajudam a criar novos empregos.
Sinema acrescentou que a lei ajudará os empresários do Arizona a receber investimentos com mais facilidade, o que é fundamental para o crescimento econômico. Tillis destaca o papel dos investidores de pequenas empresas no fornecimento de suporte crítico para startups. No entanto, são frequentemente dissuadidos por requisitos regulamentares desnecessários. O processo existente de verificação de investidores que tem sido usado nos Demo Days há anos deve ser mantido pela Lei HALOS para garantir que as startups possam continuar a ter desempenho sem regulamentações rígidas.
Finalmente, a Lei HALOS demonstra a necessidade de cooperação bipartidária entre os legisladores para enfrentar os desafios económicos. O apoio a startups é amplamente visto como essencial para a inovação nos EUA e pode servir de modelo para outras iniciativas para promover a inovação e o crescimento económico. O desenvolvimento do quadro legislativo existente representa um passo significativo num momento em que a sustentabilidade económica e o crescimento são essenciais.