Aeroporto de Hamburgo: Prêmio de melhor aeroporto e futuro verde!
O Aeroporto de Hamburgo ganha o Prémio de Melhor Aeroporto 2025 através de investimentos direcionados em serviços modernos e proteção climática.
Aeroporto de Hamburgo: Prêmio de melhor aeroporto e futuro verde!
O Aeroporto de Hamburgo ganhou recentemente o prestigioso “Prêmio de Melhor Aeroporto 2025”. Christian Kunsch, CEO do Aeroporto de Hamburgo, expressou a sua satisfação com o prémio e sublinhou que é uma confirmação motivadora do trabalho realizado. Um importante fator de sucesso do prêmio foi a melhoria contínua da oferta de serviços, que é apoiada por investimentos direcionados.
Mais de 80% dos viajantes no Aeroporto de Hamburgo passam pela segurança em menos de dez minutos. Essa eficiência é possível graças a processos automatizados e tecnologias modernas. Parte do programa de modernização “HAM Upgrade” visa melhorar ainda mais a experiência no aeroporto e vai de mãos dadas com a introdução de soluções inovadoras como portões inteligentes e o sistema de reservas “Slot & Fly”, que oferece rotas mais rápidas para verificações de segurança.
Investimentos em serviços e proteção climática
Os operadores aeroportuários decidiram investir cerca de 20 milhões de euros em novas medidas de serviço. Grandes quantias de dinheiro também estão a fluir para o programa de proteção climática “Net Zero 2035”, que tem um total de 250 milhões de euros. Este programa abrangente demonstra o compromisso do aeroporto na implementação de medidas amigas do ambiente e na utilização de alternativas sustentáveis aos combustíveis fósseis.
Com o objetivo de se tornar neutro em CO2 até 2035, o Aeroporto de Hamburgo planeia ser o primeiro grande aeroporto na Alemanha a reduzir gradualmente as emissões de CO2 fóssil até zero. Isto é conseguido através de mudanças técnicas e economia de energia. Uma parte importante desta estratégia climática, que funciona sob o lema "Net Zero 2035 - Now. For the Future", é a construção de um parque eólico próprio perto de Kaltenkirchen, em Schleswig-Holstein, para o qual estão destinados cerca de 70 milhões de euros.
Fornecimento de energia sustentável
O Aeroporto de Hamburgo opera com neutralidade de CO2 desde 2021. A fim de alcançar um fornecimento independente e 100% renovável de energia e calor, o aeroporto tem planos ambiciosos que visam a conversão completa para energias renováveis. Estas medidas fazem parte de um compromisso europeu global que visa reduzir drasticamente as emissões de gases fósseis com efeito de estufa até 2050.
Com estas iniciativas, o Aeroporto de Hamburgo não só se destaca pelo seu excelente serviço, mas também se posiciona como pioneiro no design ecológico da indústria da aviação. De acordo com os objectivos do ACI (Conselho Internacional de Aeroportos), aeroportos europeus como Hamburgo estão a promover mudanças sustentáveis na aviação.
Mais detalhes sobre os prêmios e medidas de proteção climática podem ser encontrados nos relatórios do Negócios de Hamburgo e Aeroporto de Hamburgo.