Hamburg Wasser: Vendas recordes e desafios crescentes em 2024
Hamburg Wasser publica balanço para 2024: aumentando as vendas de água, investimentos de 1,14 mil milhões de euros até 2028 garantem o futuro.
Hamburg Wasser: Vendas recordes e desafios crescentes em 2024
A Hamburg Wasser publicou o seu balanço anual para 2024 e relata desenvolvimentos positivos nas vendas de água, bem como investimentos significativos em infraestruturas. As vendas do grupo ascenderam a quase 674 milhões de euros, um aumento de 43,8 milhões de euros face ao ano anterior. O consumo de água potável em Hamburgo é agora de 115,7 milhões de metros cúbicos, o que representa um ligeiro aumento de 1,6 por cento em comparação com 2023. Este é o primeiro aumento no consumo de água potável desde 2020, como Rádio Hamburgo relatado.
As áreas de abastecimento de Hamburg Wasser aumentaram em cerca de 100.000 residentes. Apesar de um ano chuvoso, o clima não teve impacto nas vendas. No entanto, o lucro caiu cerca de 3,3 por cento para 106,2 milhões de euros, de acordo com NDR deve-se ao aumento dos investimentos e dos custos operacionais.
Investimentos para o futuro
A Hamburg Wasser está a planear investimentos de cerca de 1,14 mil milhões de euros entre 2024 e 2028. 616 milhões de euros serão investidos em redes de água e águas residuais, enquanto 522 milhões de euros irão fluir para vários sistemas. Uma inovação importante é a planeada unidade de incineração de lamas de depuração Vera II, cujos custos aumentaram dos 196 milhões de euros originais para 297,2 milhões de euros. Este sistema será necessário para o processamento de lamas de esgoto a partir de 2029, uma vez que já não pode ser utilizado para a agricultura.
Juntas, Vera I e Vera II deverão processar cerca de 97 mil toneladas de lodo de esgoto anualmente. O abastecimento de água potável para as próximas décadas será garantido através da captação de água a profundidades de 90 a 450 metros, o que é independente de períodos de seca ou chuvas fortes. O pico atual de oferta era de pelo menos 470 mil metros cúbicos por dia, com a meta de atingir uma liberação de 500 mil metros cúbicos até 2030.
Colaboração e desafios
No entanto, ainda existem desafios, como a disputa legal em curso sobre o bombeamento de água em Nordheide. Hamburg Wasser só recebeu aqui uma “licença superior”, o que põe em risco o abastecimento de cerca de 300.000 pessoas. Um terço dos investimentos anunciados fluirá para medidas de acompanhamento desencadeadas por projetos externos. HAMBURG WASSER também apela a uma melhor coordenação com a cidade e as autoridades responsáveis.
Os níveis das águas subterrâneas estão na faixa normal devido ao ano chuvoso anterior. A segunda prefeita e senadora pelo Meio Ambiente, Katharina Fegebank, elogiou a direção estratégica da empresa e enfatizou a necessidade de enfrentar os desafios das mudanças climáticas, das mudanças demográficas e do aumento dos custos de construção.
Com um consumo per capita de 107 litros por dia, a Hamburg Wasser conseguiu aumentar significativamente a eficiência do abastecimento de água potável nas últimas duas décadas; Há 20 anos esse valor era de 135 litros.