As centrais energéticas de Hamburgo brilham com lucros recordes e um futuro verde!
A Hamburger Energiewerke apresenta um balanço anual de sucesso para 2024 com um lucro de 49 milhões de euros e grandes investimentos em aquecimento urbano.
As centrais energéticas de Hamburgo brilham com lucros recordes e um futuro verde!
A Hamburger Energiewerke (HEnW) apresentou hoje o seu balanço anual para 2024 e pode relembrar um resultado notável. O administrador-geral Michael Prinz reportou um lucro de 48,9 milhões de euros, 6,9 milhões de euros acima do resultado planeado, mas não consegue igualar o resultado do ano anterior, que foi de 86,2 milhões de euros, devido aos efeitos especiais das operações de cobertura. A Senadora Ambiental Katharina Fegebank (Verdes) foi positiva em relação ao balanço e destacou que o lucro seria distribuído integralmente à Hamburgische Gesellschaft für Vermögens Beteiligung. O lucro flui para o orçamento da cidade de Hamburgo, o que sublinha a importância económica das centrais energéticas.
Um destaque de 2024 foi a aquisição de novos contratos na área de aquecimento urbano. Dois novos grandes clientes em particular, a Lufthansatechnik e o aeroporto, contribuíram para o ano de vendas de maior sucesso na história do aquecimento urbano em Hamburgo. Com contratos para mais de 90 megawatts de carga conectada, cerca de 40 mil residências poderiam ser abastecidas. Para implementar estes projetos, será construído um novo gasoduto de aquecimento urbano, que impulsionará a expansão do aquecimento urbano no norte de Hamburgo.
Progressos na neutralidade climática
As centrais energéticas de Hamburgo dependem cada vez mais de um fornecimento de calor amigo do clima. A conversão da produção para fontes de calor neutras para o clima está a registar progressos. As portas estarão abertas para o comissionamento da nova planta de turbinas a gás e vapor no Hafen Energy Park no final de 2025. Os trabalhos de perfuração para o túnel de aquecimento urbano sob o Elba foram concluídos com sucesso. Além disso, a reciclagem de resíduos na Borsigstrasse contribui com mais calor residual para a rede através de inovações técnicas, enquanto o calor residual industrial do fabricante de cobre Aurubis contribui para o deslocamento de fontes de calor fósseis.
A HEnW planejou investimentos no valor de 480 milhões de euros para 2024, a fim de avançar ainda mais no processo de transformação. Parte do lucro, num total de 86 milhões de euros, será investido na transição para o aquecimento. Isto mostra que as empresas energéticas de Hamburgo não se concentram apenas no sucesso económico, mas também assumem a responsabilidade pela transformação ecológica.
As fábricas de energia abastecem atualmente cerca de 160.000 clientes com eletricidade e gás verdes e planeiam oferecer em breve pacotes individuais que incluem bombas de calor, sistemas solares e caixas de parede para carros elétricos. Estas novas ofertas pretendem ajudar a impulsionar ainda mais a transição energética e garantir um fornecimento de energia sustentável aos clientes.
Perspectivas para os próximos anos
Os desenvolvimentos mostram que as centrais energéticas de Hamburgo estão no bom caminho para alcançar os seus objetivos de neutralidade climática até 2028, sendo capazes de fornecer mais de 50% de calor neutro para o clima. Ao mesmo tempo, os desafios são apontados: De acordo com o mapa de adequação da rede de calor da autoridade ambiental, muitas famílias de Hamburgo não conseguirão estar ligadas a uma rede de calor, o que requer mais esforços de planeamento e implementação.
Com o seu balanço positivo e planos futuros ambiciosos, as fábricas de energia de Hamburgo mostram que são economicamente fortes e desempenham um papel importante na transição energética ecológica. [ndr] relata que os progressos alcançados até agora proporcionam uma base sólida para os próximos anos.
Além disso, [unternehmen.hamburger-energiewerke.de] enfatiza que a Hamburger Energiewerke está determinada a avançar ainda mais na conversão para fontes de calor neutras para o clima e, assim, garantir um fornecimento de energia sustentável.