Hoang Anh Gia Lai planeja reduzir dívidas e emitir ações no HY 2025!
Hoang Anh Gia Lai planeia emitir ações para reduzir a dívida e prosseguir uma estratégia de crescimento sustentável até 2030.
Hoang Anh Gia Lai planeja reduzir dívidas e emitir ações no HY 2025!
Em 6 de junho de 2025, a Hoang Anh Gia Lai Joint Stock Company (código: HAG) realizou sua assembleia geral anual, na qual foram decididas medidas importantes para a recuperação financeira da empresa. O plano é emitir no máximo 210 milhões de ações ao preço de VND 12.000 por ação. Este procedimento visa converter títulos no valor total de VND 2.520 bilhões.
O grupo de detentores de títulos inclui sete organizações e indivíduos, incluindo a Huong Viet Investment Consulting Joint Stock Company, que é o maior credor com quase VND 721 bilhões. Este é um passo crucial para reduzir ainda mais a dívida de Hoang Anh Gia Lai.
Redução da dívida e planos futuros
Sob a liderança do Sr. Duc, a empresa reduziu 97% da sua dívida nos últimos nove anos e planeia pagar integralmente a dívida restante de até 4.000 mil milhões de VND até ao final do segundo trimestre de 2025. Neste contexto, Hoang Anh Gia Lai garantiu 1 bilião de VND (equivalente a 39,2 milhões de dólares) para saldar dívidas pendentes. Isto resulta numa redução significativa da dívida principal pendente de VND 6,596 biliões para cerca de VND 766 mil milhões, especialmente através de reembolsos ao Banco de Investimento e Desenvolvimento do Vietname (BIDV) no final de 2024, que acompanhou muitos desafios.
Os recursos financeiros para estes reembolsos provêm principalmente da Hoang Anh Gia Lai International Agriculture Joint Stock Company (HAGL Agrico). Esta empresa faz agora parte do Grupo Thaco, continuando a HAG a deter ações no mesmo. Enquanto a HAGL Agrico enfrentava dificuldades com cancelamentos de registo devido a perdas anuais, o recente pagamento da HAG à HAGL Agrico resultou numa melhoria da situação financeira da empresa.
Desenvolvimentos estratégicos e perspectivas
O Sr. Duc enfatizou a importância dos editores da dívida remanescentes e espera o apoio dos acionistas. Além de reduzir a dívida, Hoang Anh Gia Lai planeia plantar 30 mil hectares de diversas espécies de árvores até 2030, incluindo 2 mil hectares de amoreira para produção de seda e 4 mil hectares de cultivo de café. A variedade de café Arábica, cultivada nos planaltos de terra vermelha do Laos, é vendida atualmente a US$ 9 mil por tonelada.
Para recompensar o comprometimento dos funcionários, o Sr. Duc anunciou a emissão de 12 milhões de ações bônus no âmbito de um Plano de Propriedade de Ações para Funcionários (ESOP). As condições estritas das ações ESOP exigem que os funcionários estejam comprometidos há pelo menos 10 anos e a sua aquisição é limitada a 5 anos. O Sr. Duc elogiou os funcionários pelos seus esforços em condições difíceis e está confiante de que os acionistas apoiarão esta proposta.
Os investidores e observadores aguardam com expectativa o relatório financeiro “extremamente bom” esperado pelo Sr. Duc no final do ano. Resta saber se Hoang Anh Gia Lai conseguirá atingir os seus objectivos ambiciosos e resolver totalmente o problema da dívida. A empresa pretende pagar dividendos apenas quando houver lucros e permanece num mercado sujeito a um crescimento acelerado, mas também a riscos significativos, tornando ainda mais urgente a necessidade de uma estratégia financeira estável e sustentável.