Honda fecha a torneira: menos dinheiro para mobilidade elétrica no futuro!
A Honda está a reduzir os investimentos em mobilidade elétrica e depende cada vez mais de híbridos para melhor responder às necessidades do mercado.
Honda fecha a torneira: menos dinheiro para mobilidade elétrica no futuro!
Como parte de uma mudança significativa de estratégia, a Honda reduziu drasticamente os seus investimentos em eletromobilidade. A fabricante japonesa de automóveis anunciou isso em 29 de maio de 2025. O CEO Toshihiro Mibe explicou que a empresa quer se concentrar mais em veículos híbridos, já que a demanda por veículos puramente elétricos não atendeu às expectativas. Os investimentos em mobilidade elétrica e software serão reduzidos dos originais dez para sete biliões de ienes (aproximadamente 42,9 mil milhões de euros). Isto representa um corte significativo nas despesas planeadas e mostra a capacidade da empresa de se adaptar às actuais condições do mercado, particularmente no que diz respeito à aceitação de veículos eléctricos a bateria.
A Honda havia planejado originalmente que a participação dos veículos elétricos nas vendas do grupo deveria ser de 30% até 2030. No entanto, Mibe agora espera apenas cerca de 20%. Dada esta projeção revista, a Honda ainda planeia vender entre 2,2 e 2,3 milhões de veículos híbridos em todo o mundo até 2030. Além disso, 13 novos modelos híbridos estão programados para chegar ao mercado entre 2027 e 2031, incluindo um sistema híbrido especial para veículos maiores que será introduzido na segunda metade da década.
Desenvolvimento de tecnologia de carregamento bidirecional
A instalação ali utiliza o princípio da transmissão bidirecional, que inclui retirar energia da rede elétrica ou utilizar energia de painéis solares fotovoltaicos para carregar veículos elétricos. A energia armazenada pode ser devolvida à rede, se necessário, para estabilizar o fornecimento. Esta colaboração entre a Honda R&D Europe, a The Mobility House e a empresa suíça EVTEC representa mais um passo no sentido de uma melhor gestão de energia na localização europeia.
Resumo da estratégia de investimento
Esses ajustes estratégicos demonstram que a Honda está respondendo às mudanças nas condições do mercado. No entanto, depois de cancelar um ambicioso projecto no Canadá para construir uma cadeia de fornecimento de veículos eléctricos de 11 mil milhões de dólares, o objectivo a longo prazo mantém-se: a Honda quer vender apenas veículos alimentados por bateria ou célula de combustível até 2040. Mibe destaca que a adopção de veículos eléctricos continua a ficar aquém das expectativas, o que influencia a estratégia.
Embora os programas políticos promovam uma transição acelerada para a mobilidade elétrica pura, a abordagem pragmática da Honda mostra que uma combinação de abertura a novas tecnologias e a necessidade de soluções híbridas continua a ser um princípio fundamental da estratégia da empresa. Esta flexibilidade é considerada crucial para poder responder às novas necessidades dos clientes e à evolução do mercado.