Economista-chefe do HSBC alerta sobre o aumento dos preços das matérias-primas: mudanças climáticas, riscos geopolíticos e gargalos de oferta estão causando superpressão
De acordo com um relatório da www.finanzen.net, espera-se que os preços dos principais metais preciosos aumentem significativamente devido a vários desafios no mercado de matérias-primas. O economista-chefe do HSBC, Paul Bloxham, alertou recentemente que o mercado deveria se acostumar com os altos níveis de preços, uma vez que não há alívio à vista no futuro próximo. Esta “super-aperto” é desencadeada por vários factores, como a pressão sobre os preços, as alterações climáticas e os riscos geopolíticos. As alterações climáticas têm um impacto significativo na disponibilidade de matérias-primas. A mudança das condições meteorológicas já provocou estrangulamentos na cadeia de abastecimento e no setor agrícola. Além disso, faltam investimentos na expansão da extração de metais, principalmente para fontes de energia ecologicamente corretas como cobre, alumínio...

Economista-chefe do HSBC alerta sobre o aumento dos preços das matérias-primas: mudanças climáticas, riscos geopolíticos e gargalos de oferta estão causando superpressão
De acordo com um relatório de www.finanzen.net, espera-se que os preços dos principais metais preciosos aumentem significativamente devido a vários desafios no mercado de matérias-primas. O economista-chefe do HSBC, Paul Bloxham, alertou recentemente que o mercado deveria se acostumar com os altos níveis de preços, uma vez que não há alívio à vista no futuro próximo. Esta “super-aperto” é desencadeada por vários factores, como a pressão sobre os preços, as alterações climáticas e os riscos geopolíticos.
As alterações climáticas têm um impacto significativo na disponibilidade de matérias-primas. A mudança das condições meteorológicas já provocou estrangulamentos na cadeia de abastecimento e no setor agrícola. Além disso, faltam investimentos na expansão da extração de metais, especialmente para fontes de energia ecologicamente corretas, como cobre, alumínio e níquel. Isto agrava a escassez de oferta e aumenta os preços. Além disso, os stocks de minério de ferro estão a diminuir, elevando os preços deste importante material, que é principalmente necessário para a produção de aço.
Os riscos geopolíticos, como as guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza e os ataques a navios mercantes no Mar Vermelho, também perturbam o fornecimento de matérias-primas e aumentam a pressão sobre os preços.
Globalmente, a duração da “supercompressão” não pode ser prevista e depende da intensidade dos riscos mencionados. Uma recessão económica global poderia acabar com os preços elevados, assim como os avanços tecnológicos que tornam mais fácil e menos dispendioso produzir ou extrair os metais necessários. No entanto, até lá não são esperadas evoluções positivas no mercado de matérias-primas.
Globalmente, é importante que os consumidores e as indústrias se preparem para a continuação dos preços elevados de matérias-primas importantes e tomem medidas adequadas para adaptar as suas estratégias e cadeias de abastecimento. Isto terá impacto nas margens de lucro e poderá levar a preços mais elevados para o utilizador final.
Leia o artigo fonte em www.finanzen.net