Hyundai inaugura gigafábrica na Arábia Saudita: carros do futuro!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Hyundai e a PIF da Arábia Saudita estabelecem uma joint venture de fábrica de automóveis para fortalecer a indústria automotiva da Arábia Saudita.

Hyundai inaugura gigafábrica na Arábia Saudita: carros do futuro!

A Hyundai lançou uma importante joint venture com o fundo soberano da Arábia Saudita PIF (Fundo de Investimento Público) para construir uma nova fábrica de automóveis na Arábia Saudita. O projeto da empresa, conhecido como Hyundai Motor Manufacturing Middle East (HMMME), prevê uma participação de 70% para a PIF e de 30% para a Hyundai. A cerimônia de inauguração da planta foi realizada em meados de maio de 2025 na Cidade Econômica King Abdullah.

A nova fábrica está projetada para iniciar operações no quarto trimestre de 2026 e atingir uma produção anual de até 50 mil veículos. A gama de produtos incluirá veículos elétricos e carros com motores de combustão interna, enquanto os modelos exatos que serão fabricados na Arábia Saudita ainda não estão claros. O objetivo da joint venture é estabelecer a Arábia Saudita como um player significativo na indústria automotiva global.

Atores importantes no lançamento da pedra fundamental

Vários funcionários de alto escalão estiveram presentes na cerimônia de inauguração, incluindo Wongyun Park, CEO do HMMME, e Ahmed Ali Al Subaey, Presidente do Conselho de Administração do HMMME. Além disso, Yazeed A. Alhumied, Vice-Governador do PIF, participou na cerimónia e sublinhou a importância deste projecto no fortalecimento da indústria automóvel da Arábia Saudita e na criação de empregos altamente qualificados. Também H.E. O Ministro da Indústria e Recursos Minerais, Bandar Alkhorayef, e o vice-presidente do Hyundai Motor Group, Jaehoon Chang, estavam entre os presentes.

Esta iniciativa junta-se a uma série de esforços do PIF para apoiar a produção automóvel local na Arábia Saudita. Além da joint venture com a Hyundai, o PIF também planeja uma fábrica em colaboração com a Lucid Motors, que incluirá a montagem final de peças de veículos provenientes dos EUA. O fundo também apoia a marca de carros elétricos da Arábia Saudita, Ceer, que trabalha com a parceira tecnológica Foxconn.

Nos últimos anos, vários fabricantes de automóveis chineses, como a Changan Automobile e o Foton Motor Group, também expandiram as suas operações na Arábia Saudita, estabelecendo instalações de produção no país. Estes desenvolvimentos demonstram o interesse crescente na Arábia Saudita como local de produção na indústria automóvel e os planos estratégicos da PIF para estabelecer o país como um importante centro de produção de veículos.

Para obter mais informações sobre o lançamento e os detalhes da joint venture, visite os relatórios de Mercúrio e Hyundai.