IDC prevê recuperação do mercado de PCs até 2024, apesar da queda nos volumes
De acordo com um relatório de www.pcgameshardware.de, o terceiro trimestre de 2023 superou as previsões para remessas globais de PCs, com o volume ainda caindo 7,2% ano após ano. Segundo a International Data Corporation (IDC), as razões para isso são tanto o aumento dos estoques quanto o aumento dos direitos de importação. No entanto, a IDC continua a esperar que o mercado se recupere em 2024. Os analistas da IDC reduziram as suas previsões para o mercado global de PCs devido à situação incerta do mercado e esperam um declínio nos volumes de remessas de 13,8 por cento para 2023 em comparação com 2022. Isto seguir-se-ia a um declínio de...

IDC prevê recuperação do mercado de PCs até 2024, apesar da queda nos volumes
De acordo com um relatório de www.pcgameshardware.de, o terceiro trimestre de 2023 conseguiu superar as previsões para as remessas globais de PCs, com o volume ainda caindo 7,2% ano a ano. Segundo a International Data Corporation (IDC), as razões para isso são tanto o aumento dos estoques quanto o aumento dos direitos de importação. No entanto, o IDC ainda espera que o mercado se recupere em 2024.
Os analistas da IDC reduziram as suas previsões para o mercado global de PCs devido à situação incerta do mercado e esperam um declínio de 13,8% nos volumes de remessas para 2023 em comparação com 2022. Isto marcaria dois anos consecutivos de quedas de dois dígitos após um declínio de 16,6% em 2022, o que representaria uma tendência sem precedentes no mercado de PCs.
Apesar destes números, a IDC espera que o mercado recupere em 2024. Esta recuperação será apoiada por um ciclo de atualização do PC e pela integração de funções de IA. A crescente procura de migração para o Windows 11 e o envelhecimento dos PCs comerciais, que ultrapassarão a marca dos quatro anos até 2024, são vistos como impulsionadores desta recuperação. Da mesma forma, espera-se que a integração de recursos de IA em PCs tenha um impacto positivo em certos segmentos do mercado de PCs empresariais.
Globalmente, a situação no mercado de PCs continua a ser difícil, mas os dados históricos mostram que as actuais descidas são mais moderadas em comparação com anos anteriores. De acordo com Jay Chou, gerente de pesquisa da IDC Mobility and Consumer Device Trackers, isso proporciona algum consolo em uma situação difícil de mercado. Apesar da expectativa de oito trimestres consecutivos de quedas anuais no volume até o final de 2023, a situação ainda permanece melhor do que no período entre o segundo trimestre de 2012 e o quarto trimestre de 2016, quando houve 19 trimestres de quedas anuais de PC.
Para o mercado de PCs, a previsão da IDC sugere que 2024 poderá ser um ano de recuperação e reestruturação, apoiado pelo ciclo de atualização de PCs e pela integração de novas tecnologias, como capacidades de IA.
Como www.pcgameshardware.de relatórios, esta poderá representar uma fase importante para a indústria e os consumidores.
Leia o artigo fonte em www.pcgameshardware.de