Índia e Vietname: Novas oportunidades de investimento e comércio!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Índia e o Vietname reforçam a cooperação em matéria de investimento; 441 projetos indianos até 2025. Oportunidades e desafios em foco.

Índia e Vietname: Novas oportunidades de investimento e comércio!

A Aliança Internacional de Promoção de Investimentos (Invest Global) assinou recentemente um memorando de entendimento com a Unidade de Apoio à Pesquisa e Promoção (MARS) da Índia para promover a conectividade comercial e a cooperação de investimento entre a Índia e o Vietname. Bui Trong Thoan, vice-gerente geral da Invest Global, comentou extensivamente sobre as promissoras perspectivas de investimento das empresas indianas no Vietnã.

Um exemplo notável deste interesse ocorreu em Abril de 2025, quando uma delegação de 40 empresas indianas visitou o Vietname para explorar potenciais oportunidades de investimento. Destes, 25 representantes participaram no fórum “Índia – Vietnam Multi-Industry Business Exchange” em Hanói. As empresas indianas valorizam o actual ambiente de investimento no Vietname, que apresenta vantagens geográficas, estabilidade política e crescimento económico contínuo.

Fortes relações comerciais

O Vietname assinou um total de 17 acordos de comércio livre (ACL), incluindo o Acordo de Comércio Livre UE-Vietname (EVFTA) e o Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífica (CPTPP). Estes acordos facilitam o acesso aos mercados globais e fortalecem significativamente a posição comercial do Vietname. De acordo com informações de Duanemorris O EVFTA entrou em vigor em agosto de 2020 e melhorou significativamente as relações comerciais e de investimento entre a UE e o Vietname.

A UE é um dos maiores parceiros comerciais do Vietname e o Vietname é o 16.º maior parceiro comercial da UE. As exportações vietnamitas para a UE aumentaram de cerca de 35 mil milhões de euros em 2019 para mais de 48 mil milhões de euros em 2023, especialmente nos setores da eletrónica, dos têxteis, do calçado, da agricultura e do marisco. A UE tornou-se também a sexta maior fonte de investimento direto estrangeiro no Vietname, com um volume total de 28 mil milhões de euros em 2.450 projetos, principalmente em setores de alta tecnologia.

Investimentos e desafios indianos

Os investidores indianos estão a demonstrar grande interesse em vários sectores no Vietname, incluindo têxteis, energia, indústria, construção de infra-estruturas e portos marítimos. Há também um interesse crescente na importação de produtos agrícolas vietnamitas, especialmente grãos, para o mercado indiano. Apoiados por 441 projetos de investimento direto iniciados por empresas indianas no Vietname até maio de 2025, o volume total destes investimentos é superior a mil milhões de dólares. A classificação da Índia em 25º lugar entre 150 países em termos de investimento no Vietname destaca a importância desta relação bilateral.

No entanto, apesar das perspectivas promissoras, também existem desafios para as empresas indianas. Dificuldades processuais, rendas elevadas de terrenos em parques industriais e custos laborais mais elevados em comparação com a Índia dificultam as decisões de investimento. A fim de aumentar a atractividade do Vietname para os investimentos indianos, recomenda-se uma melhoria no ambiente de investimento, o desenvolvimento de infra-estruturas específicas e o apoio às indústrias fornecedoras.

O EVFTA e o próximo Acordo de Proteção do Investimento (EVIPA) entre a UE e o Vietname destinam-se a melhorar ainda mais o cenário de investimento. Espera-se que a EVIPA introduza um quadro jurídico melhorado e um mecanismo de resolução de litígios entre investidores e Estados. Estas medidas poderão aumentar o investimento directo estrangeiro e reforçar os laços económicos entre o Vietname e os seus parceiros comerciais, incluindo a Índia.

Em conclusão, as perspectivas para as empresas indianas no Vietname e a relação comercial mais ampla podem ser significativamente melhoradas através de parcerias estratégicas e acordos de comércio livre. O desenvolvimento dinâmico do mercado do Vietname, apoiado por importantes acordos internacionais, cria um ambiente promissor para investimentos numa vasta gama de indústrias.