Investir em água: tendência estável para investidores em 2025!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Descubra porque é que os investimentos no setor da água são atrativos em 2025 e quais as empresas que desempenham um papel nisso.

Investir em água: tendência estável para investidores em 2025!

Nos últimos anos, o setor de gestão da água tornou-se cada vez mais importante para os investidores. Especialmente em 2025, será atrativo para os investidores investirem em empresas ativas no abastecimento de água, no tratamento de água e na tecnologia da água. A estabilidade desta indústria, que está menos sujeita a flutuações económicas do que outras indústrias, como a indústria automóvel, torna-a um alvo interessante para investimentos a longo prazo. Como IN relatórios, os analistas descrevem a indústria da água como um mercado estável com oportunidades de investimento promissoras.

As empresas de gestão de água não se limitam apenas ao abastecimento de água potável. Também tratam, entre outras coisas, da manutenção e reparação de sistemas de tubagens, bem como da produção de tecnologia hídrica, incluindo sistemas de irrigação e dessalinização da água do mar. Um dos participantes proeminentes é a American Water Works, o maior fornecedor de água dos EUA. Na Europa, a Veolia estabeleceu-se como um importante interveniente no setor da água e das águas residuais e, entre outras coisas, utiliza a sua experiência na dessalinização da água do mar para produzir água potável.

Diversas oportunidades de investimento

A gama de sistemas disponíveis na indústria da água é grande. Além de ações individuais, os investidores também podem investir através de fundos e ETFs para alcançar uma diversificação mais ampla. Por exemplo, o L&G Clean Water UCITS ETF USD Acc, que acompanha o Solactive Clean Water Index, abrange empresas que ajudam a melhorar a qualidade da água. Cerca de 50% do volume do fundo é constituído por empresas dos EUA, seguidas por empresas da Grã-Bretanha e do Japão. Alto Água Prudente As reservas hídricas não só são menos voláteis, como também oferecem frequentemente dividendos estáveis ​​e cumprem frequentemente critérios ESG, o que as torna uma classe de investimento atractiva.

Contudo, a gestão global da água não é a mesma em todo o lado. Existem cerca de 50.000 fornecedores de água nos EUA, muitos dos quais são pequenos e enfrentam dificuldades financeiras. Na China, contudo, o mercado da água é fortemente controlado pelo governo e enfrenta desafios decorrentes do crescimento populacional e da poluição. Além disso, o governo chinês tomou medidas para resolver estes problemas através da construção de barragens e de reformas nos preços da água. Um conflito político está iminente na Grã-Bretanha, uma vez que o Partido Trabalhista quer nacionalizar os serviços de abastecimento de água, enquanto o Partido Conservador quer manter a privatização. O mercado de água do Reino Unido é regulado pelo regulador de água Ofwat.

Desenvolvimento de preços e desafios futuros

Na Alemanha, o mercado da água é altamente regulamentado, com as autoridades locais a definirem os preços da água potável e da eliminação de águas residuais. Aqui, os custos do tratamento da água estão a aumentar devido ao aumento dos gastos com tecnologias de purificação. Ao mesmo tempo, países como o Brasil enfrentam riscos políticos e uma moeda enfraquecida, dificultando os investimentos em serviços públicos de água. No Brasil, estima-se que 35 milhões de pessoas não têm acesso a água potável, sublinhando a urgência do investimento.

A procura de água continuará a aumentar a longo prazo devido ao crescimento populacional, às alterações climáticas e à mudança de estilos de vida. No entanto, as reservas de água também estão sujeitas a riscos regulamentares e políticos que podem abrandar as vendas e o crescimento dos lucros. Além disso, o aumento das taxas de juro poderá reduzir a atratividade destas ações. A actual elevada valorização de muitas reservas de água também limita o potencial de preço. No entanto, a gestão da água continua a ser uma parte importante de uma estratégia de investimento estável e orientada para o futuro.